Justus von Liebig: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Fabiano Tatsch (discussão | contribs)
Linha 53: Linha 53:
[[Categoria:Químicos da Alemanha]]
[[Categoria:Químicos da Alemanha]]
[[Categoria:Químicos do século XIX]]
[[Categoria:Químicos do século XIX]]
[[Categoria:Alemães de Darmstadt]]
[[Categoria:Naturais de Darmstadt]]


{{Bom interwiki|de}}
{{Bom interwiki|de}}

Revisão das 02h59min de 27 de novembro de 2010

 Nota: Se procura por outras acepções, veja Liebig (desambiguação).
Justus von Liebig
Justus von Liebig
Nascimento 12 de maio de 1803
Darmstadt
Morte 18 de abril de 1873 (69 anos)
Munique
Nacionalidade Alemanha Alemão
Campo(s) Química

Justus von Liebig (Darmstadt, 12 de maio de 1803Munique, 18 de abril de 1873) foi um químico alemão.

Filho de um comerciante de anilinas, Liebig tornou-se grande cientista e um dos maiores professores de química em todos os tempos. Seu legado foi um dos maiores do século 19, perdurando até os dias atuais. Seus experimentos possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos e alimentos desidratados. Sua contribuição para a humanidade foi extraordinária, além de inúmeras fórmulas e processos para a química orgânica, Liebig criou o conceito do laboratório de química.

Desde cedo Liebig demonstrava imensa determinação, pois dizia aos seus professores que tornaria-se ‘químico’ (numa época em que uma carreira com esse nome nem existia), e achava que a educação na época não era suficiente. Ao ajudar seu pai, Liebig já causava explosões em seus laboratórios caseiros. Aos 17 anoa de idade entrou para a Universidade de Bonn, querendo aprender mais. Ao interagir com um dos seus professores constatou que este desconhecia o cálculo para análises minerais, e em conseqüência decidiu que era melhor continuar seus estudos sozinho.

Achando que não encontraria melhores professores em seu pais, pediu permissão para o grão duque de Hessen e foi à Paris. Em novembro de 1822 Justus von Liebig se juntaria aos grandes químicos franceses Louis Jacques Thénard, Gay-Lussac, Michel Eugène Chevreul, e Louis Nicolas Vauquelin. Graças às recomendações de Thénard, Liebig foi admitido em um laboratório privado e pôde continuar seus experimentos, apresentando seus trabalhos na Academia Francesa em 22 de março de 1824. Dois dias após a apresentação, Liebig foi nomeado, aos 21 anos de idade, professor extraordinário da Universidade de Giessen, Alemanha.

Apesar de hostilizado pelos demais docentes – não era comum um jovem tornar-se professor --, Liebig permaneceu determinado e, convencido de sua própria experiência decidiu montar um laboratório no único edifício disponível da Universidade, um anexo abandonado. Tal laboratório serviria de modelo a todos os demais laboratórios no mundo, sendo que os alunos de Liebig chegaram a se especializar na arte de soprar vidros. Mesmo em condições precárias, Liebig criou fama e atraiu estudantes de toda a Europa e Estados Unidos]. Muitos de seus alunos tornariam-se grandes cientistas laureados com o Nobel em física e biologia.

Liebig também revolucionaria a produção de alimentos, aplicando princípios da química, chegando à conclusão que as plantas alimentícias cresceriam melhor e teriam maior valor nutritivo se fossem adicionados elementos químicos na mínima quantidade adequada ao seu cultivo. Deste modo, von Liebig chegou à famosa fórmula NPK, iniciando a era dos fertilizantes químicos. Interessante é que no mesmo período um outro estudioso sobre a composição química dos nutrientes, Julius Hensel, propunha que pós de rocha fariam o mesmo efeito sem desequilibrar o meio ambiente e ainda com baixos custos.

Ambos promoveram na Alemanha debates acalorados sobre como evitar a fome e proporcionar o bem-estar nutricional. Julius Hensel obteve pouco reconhecimento pelo seu trabalho, além de ter sido processado e seu livro Pães de Pedra ter sido censurado. Somente em 1997 seu livro foi reeditado aproveitando-se o mercado da remineralização dos alimentos.

Justus von Liebig continuou suas pesquisas sobre o metabolismo, a fisiologia, estudando quais as melhores maneiras de nutrir corpos adoecidos. Mesmo erroneamente acreditava que o corpo era fortalecido pela ingestão de proteína, e muitos ainda acreditam, o que levou a criação de dois produtos muito difundidos no século 20: Liebig's Infant Food (alimento lácteo para substituir o leite materno) e Liebig's Fleisch Extract (extrato de carne líquido).

Há um mistério em torno da morte de Justus von Liebig, de acordo com documentos da época Liebig teria cometido o suicídio, porém nada mais foi documentado a respeito. Tanto sua lápide como suas últimas sentenças demonstravam que Liebig havia se arrependido em tentar consertar a Natureza através dos compostos químicos. De suas cadeiras de alunos saíram muitos outros cientistas com papel chave na Guerra que estaria por vir.

Em homenagem, ao fim da 2a Guerra a Universidade de Giessen foi renomeada Justus Liebig University Giessen e seu laboratório transformado em museu.

Predefinição:Portal-hist-cien

Predefinição:Bom interwiki