Stephen Smale: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: uk:Стівен Смейл
VolkovBot (discussão | contribs)
m [r2.5.1] Bot: Adicionando: pnb:سٹیفن سمال
Linha 85: Linha 85:
[[nl:Stephen Smale]]
[[nl:Stephen Smale]]
[[pl:Stephen Smale]]
[[pl:Stephen Smale]]
[[pnb:سٹیفن سمال]]
[[ru:Смейл, Стивен]]
[[ru:Смейл, Стивен]]
[[sk:Stephen Smale]]
[[sk:Stephen Smale]]

Revisão das 04h41min de 28 de novembro de 2010


Stephen Smale
Stephen Smale.jpg
Nascimento 15 de julho de 1930 (93 anos)
Flint
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Universidade de Michigan
Prêmios Medalha Fields (1966), Prêmio Oswald Veblen de Geometria (1966), Prêmio Chauvenet (1988), Medalha Nacional de Ciências (1996), Prêmio Wolf de Matemática (2006/7)
Orientador(es)(as) Raoul Bott
Orientado(a)(s) Jacob Palis
Instituições Universidade de Chicago, Universidade Columbia, Universidade da Califórnia em Berkeley
Campo(s) Matemática, computação e biologia
Tese 1957: Regular Curves on Riemannian Manifolds

Stephen Smale (Flint, 15 de julho de 1930) é um matemático estadunidense.

Foi laureado com a medalha Fields em 1966.

Ingressou na Universidade de Michigan em 1948. Ele não obteve boas notas nos primeiros anos, tendo como média de nota de graduação C. No entanto, quando o chefe de departamento, Hidelbrandt, ameaçõu expulsa-lo, Smale começou a trabalhar com afinco, e finalmente recebeu seu Ph. D. em 1957, sob a orientação de Raoul Bott.

Smale iniciou sua carreira como um instrutor no colégio da Universidade de Chicago. Em 1958, ele impressionou a comunidade matemática mundial com uma demonstração do paradoxo da inversão da esfera. Ele solidificou sua reputação com a demonstração da Conjectura de Poincaré para dimensão maior ou igual a 5. Mais tarde, ele generalizou muitas de suas idéias publicadas anteriormente em um artigo de 107 páginas que estabeleceu o teorema do h-cobordismo.

Após diversas contribuições fundamentais em topologia, Smale se dedicou ao estudo dos Sistemas dinâmicos, onde também foi responsável por avanços significativas. A sua primeira contribuição foi a ferradura de Smale, que iniciou uma nova linha de pesquisa em sistemas dinâmicos. Ele também delineou um programa de pesquisa que foi seguido por diversos pesquisadores. Smale é também conhecido por aplicar a teoria de Morse na economia matemática, e também pelas suas incursões na teoria da computação e na biologia.

Em 1998 ele compilou uma lista de 18 problemas em matemática a serem resolvidos no século XXI, conhecidos como os problemas de Smale. A lista foi concebida no espírito da famosa lista de problemas de David Hilber em 1900. De fato, a lista de Smale contém alguns dos problema da lista de original de Hilbert, como a hipótese de Riemann e a segunda parte do décimo-sexto problema de Hilbert, que permanece em aberto. Entre outros problemas famosos de sua lista, temos a conjectura de Poincaré, o problema P=NP, e existência e suavidade de solução para a equação de Navier-Stokes, sendo que todos estes problemas foram designados como Millennium Prize Problems pela instituição Clay Mathematics Institute.

Smale é atualmente professor no Instituto Tecnológico Toyota em Chicago, uma instituição de ensino estreitamente relacionada com a Universidade de Chicago.

Publicações relevantes

  • S. Smale, Generalized Poincaré's conjecture in dimensions greater than four (via JSTOR), Annals of Mathematics, 2nd Ser., 74 (1961), no. 2, 391 – 406
  • S. Smale, Differentiable dynamical systems, Bulletin of the American Mathematical Society, 73 (1967), 747 – 817

Ligações externas


Precedido por
Lars Hörmander e John Milnor
Medalha Fields
1966
com Michael Atiyah, Paul Cohen e Alexander Grothendieck
Sucedido por
Alan Baker, Heisuke Hironaka, Sergei Novikov e John Griggs Thompson