Trompa de Eustáquio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
{{Infobox Anatomy

| Name = Tuba Auditiva (Trompa de Eustáquio)
| Name = Tuba Auditiva (Trompa de Eustáquio)

Revisão das 08h16min de 9 de dezembro de 2010

Predefinição:Infobox Anatomy

A Tuba Auditiva (ou Trompa de Eustáquio) é um tubo que liga a faringe à orelha média. Seu comprimento, nos adultos, atinge cerca de 35 mm. Sua antiga nomenclatura, Trompa de Eustáquio, deve-se ao cientista Bartolomeo Eustachi.

Localização

A tuba auditiva se extende da parede anterior da orelha média até a parede lateral da nasofaringe, à altura da concha nasal inferior. Cerca de 1/3 da tuba auditiva é composta de osso (parte próxima a orelha média). Já o restante é formado por cartilagem.

Músculos

Há quatro músculos relacionados com o funcionamento da tuba auditiva:

Funções

Equalização da Pressão

Normalmente a tuba auditiva humana permanece fechada. Entretanto, ela abre para permitir que pequena porção de ar circule na orelha média, equalizando a pressão da orelha com a atmosfera. Determinadas atividades, como viajar de avião, mergulhar, subir ou descer serra podem modificar a pressão da orelha. Também a pressão pode ser modificada em decorrência de distúrbios (tuba patente, obstruída, dentre outros).

Determinadas atividades, como mascar chiclete, bocejar, deglutir ou realizar a manobra de valsava podem ajudar a equalizar a pressão. Dentre elas, a manobra de valsava deve ser realizada com muito cuidado, já que o excesso de ar introduzido a força na orelha média poderá lesionar o tímpano.

Drenagem de muco

A tuba auditiva também drena muco da orelha média. As infecções de vias aéreas superiores ou alergias podem causar inchaço na tuba auditiva , prendendo bactérias e causar infecções de ouvido. Este inchaço pode ser reduzido através do uso de pseudoefedrina. Dores de ouvido são mais comuns em crianças, porque o tubo é mais retilíneo, curto e possui menor abertura, tornando o movimento do fluido mais difícil.

Distúrbios

(Necessita complementação)

Imagens

Veja também

Referência

Artigo inglês sobre tuba auditiva (Aconselha complementação)

Links Externos

(Necessita complementação) pt:Tuba auditiva