Milha náutica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
Linha 40: Linha 40:


O comprimento em metros da ''milha náutica internacional'' adoptado em 1929 (os actuais 1852 m) corresponde sensivelmente ao valor médio do comprimento de um minuto de arco do meridiano terrestre.
O comprimento em metros da ''milha náutica internacional'' adoptado em 1929 (os actuais 1852 m) corresponde sensivelmente ao valor médio do comprimento de um minuto de arco do meridiano terrestre.

Para fins de facilidade e rapidez de cálculo, na Marinha do Brasil se usa a equivalência 1 milha náutica = 2000 jardas = 6000 pés. O motivo desta equivalência é a utilização de radares com escalas em milhas e jardas, dependendo do alcance selecionado.


== Unidades associadas ==
== Unidades associadas ==

Revisão das 22h02min de 18 de dezembro de 2010

Milha Náutica, ou Milha Marítima, é uma unidade de medida de comprimento ou distância, equivalente a 1852 m, utilizada quase exclusivamente em navegação marítima e aérea e na medição de distâncias marítimas. A milha náutica não integra o Sistema Internacional de Unidades (SI) e o seu uso é desencorajado quando em relação com grandezas expressas em unidades do SI.

Definição

1 milha náutica = 1852 metros (exactos, segundo convenção internacional, já que era, originalmente, de 1853,25 metros).

A milha náutica deriva directamente da milha geográfica e corresponde ao valor aproximado de 1' (minuto) de grande círculo, isto é de um ângulo de 1' medido sobre o equador ou ao longo de um meridiano. Assim, um grau de latitude, quando medido ao longo de uma linha imaginária orientada exactamente na direcção norte-sul ou ao longo da linha do equador, corresponde muito aproximadamente a 60 milhas náuticas. A definição convencional da milha náutica foi adoptada em 1929 pela I Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária ("First International Extraordinary Hydrographic Conference"), realizada no Mónaco.

Nos usos em navegação marítima e aérea, a unidade é muito conveniente por poder ser medida directamente sobre as cartas independentemente da sua escala, utilizando o minuto de meridiano como unidade, daí a persistência do seu uso, o que tenderá a desaparecer com a substituição das cartas em papel por meios electrónicos de georeferenciação.

Outra disciplina onde a milha náutica mantém aplicação generalizada é o direito internacional, nomeadamente na fixação das águas territoriais, zonas económicas exclusivas (ZEE) e outras distâncias significativas para efeitos jurídicos e económicos. A generalidade dos tratados internacionais e convenções sobre direito marítimo utiliza a milha náutica.

Valor convencional e variantes

O valor convencional da milha náutica foi fixado em 1852 m exactos (a "Milha Náutica Internacional") por resolução adoptada na I Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária ("First International Extraordinary Hydrographic Conference"), realizada no Mónaco em 1929. Embora sem uso generalizado, e não autorizado à luz do Sistema Internacional de Unidades e suas Convenções, ainda persiste, em literatura desactualizada, o uso de algumas variantes:

  • A milha marítima americana é de 1,852 km.
    • Para converter a milha marítima (EUA) em quilómetros, multiplique o valor em milhas por 1,852 km. Para fazer o inverso, multiplique o valor em milhas por 0,53996.
  • A milha marítima britânica (por vezes referida por imperial) é de 1,853184 km.
    • Para converter a milha marítima (UK) em quilómetros, multiplique o valor em milhas por 1,853184 km. Para fazer o inverso, multiplique o valor em milhas por 0,53961.

Símbolo

Não está adoptado qualquer símbolo internacional para representar a milha náutica, pelo que é comum encontrarem-se diversas variantes, entre as quais as mais comuns são:

  • mn, ou m.n., utilizada em português e noutras línguas latinas;
  • nm, ou NM, utilizada em inglês e outras línguas, com o defeito de, quando utilizada a variante em minúsculas, se poder confundir com nm, a abreviatura SI para nanómetro;
  • nmi, versão vista em alguns livros de Matemática;
  • mi, o que pode ser confundido com qualquer das variantes da milha terrestre;
  • sm. de Seemeile, em alemão;
  • ', o símbolo de minuto de ângulo, usando a relação com o arco de meridiano.

A Agência Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures ou BIPM) lista a milha náutica como uma unidade correntemente aceitável, mas para a qual não foi acordado internacionalmente qualquer símbolo.

Conversão para outras unidades

1 milha náutica é equivalente a:

História

A milha náutica foi historicamente definida como sendo o comprimento de um minuto de arco medido, à superfície média do mar, ao longo de um qualquer grande círculo da Terra.

Com aquela definição, a milha apenas pode ser utilizada como uma medida aproximada, usando os minutos medidos sobre um meridiano ou sobre o equador. A sua não exactidão deriva de a Terra não ser uma esfera perfeita, já que exibe, em resultado do seu movimento de rotação, achatamento nos pólos e alongamento do seu raio ao longo do equador. Esse efeito faz variar o comprimento de um minuto de arco do grande círculo desde 1843 m nas zonas polares até 1862 m na zona equatorial. Outro factor que contribui para a inexactidão é a irregularidade da superfície terrestre, que embora a uma escala pequena, tem zonas deprimidas e levantadas, o que faz variar o comprimento do arco medido ao longo da superfície em algumas dezenas de metros.

Em resultado da dependência do comprimento do arco em relação ao local onde é medido (e à direcção do grande círculo utilizado), diferentes países adoptaram diferentes normas: por exemplo, os britânicos, medindo a milha no mar a sul da Grã-Bretanha, chegaram ao valor de 6080 pés, ou seja 1853.184 metros, tendo o Royal Hydrographic Office do Reino Unido apenas adoptado a definição internacional em 1970.

O comprimento em metros da milha náutica internacional adoptado em 1929 (os actuais 1852 m) corresponde sensivelmente ao valor médio do comprimento de um minuto de arco do meridiano terrestre.

Para fins de facilidade e rapidez de cálculo, na Marinha do Brasil se usa a equivalência 1 milha náutica = 2000 jardas = 6000 pés. O motivo desta equivalência é a utilização de radares com escalas em milhas e jardas, dependendo do alcance selecionado.

Unidades associadas

A principal unidade derivada da milha náutica, e a única tolerada à luz do Sistema Internacional de Unidades, é o , o qual corresponde a 1 milha náutica/hora, isto é:

Ver também

Ligações externas

Referências bibliográficas