Maomé I, o Cavalheiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m [r2.5.2] Bot: Modificando: la:Mahometus I (sultanus Ottomanicus)
Linha 45: Linha 45:
[[be-x-old:Мэхмэд I]]
[[be-x-old:Мэхмэд I]]
[[bg:Мехмед I]]
[[bg:Мехмед I]]
[[bn:উসমানীয় সাম্রাজ্যের শাহেনশাহ প্রথম মাহমুদ]]
[[br:Mehmet I]]
[[br:Mehmet I]]
[[bs:Mehmed I]]
[[bs:Mehmed I]]

Revisão das 09h10min de 19 de dezembro de 2010

Mehmed I Çelebi (Otomano: چلبی محمد, I.Mehmet ou Çelebi Mehmet) (138926 de Maio de 1421, Edirne, Turquia) foi um sultão do Império Otomano.

Mehmed I

Pseudônimos

Mehmed também era conhecido como;

Seus ancestrais

Çelebi foi um dos filhos de Beyazid I e Devlet Hatun (que é filha de Yakub Shah. Descendente de Mevlana Celaleddin-i Rumi e do sultão Veled).

Vida

Reinado

Mehmed se auto condecorou sultão em Adrianople (Edirne). Restaurou o Império mudando a capital de Bursa para Adrianople e conquistou partes da Albania, o emirado Candaroglu e o Reino Armênio da Cilícia. Çelebi reconheceu o Imperador Bizantino como seu "pai e soberano" e o foi indistintamente leal.

Morte

Mehmed tinha 47 anos quando morreu e seu reinado como sultão do império reunificado durou apenas oito anos. Foi enterrado em um mausoléu em Bursa, que foi construído por ele mesmo. O lugar é todo decorado em porcelana verde e é considerada uma das construções mais bonitas do lugar. É interessante salientar que nas imediações do mausoléu, Mehmed fundou uma escola e um refeitório para os pobres.

Opiniões sobre o sultão

O reinado de Mehmed I é citado por Joseph von Hammer-Purgstall como "um período favorável para Literatura e amigável para a Poesia dentre os Otomanos".

Patrônomo

Çelebi foi reconhecido como patrônomo de mérito intelectual. Mehmed deu suporte para os escritores da época e financiou muitos projetos literários.

Referências

  • "History of Ottoman Turks" (1878)

Precedido por
Bayezid I
Sultão Otomano
1403 – 1421
Sucedido por
Murad II