Quemói: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
ArthurBot (discussão | contribs)
m r2.6.3) (Bot: Adicionando: hu:Kinmen-szigetek
Linha 41: Linha 41:
[[fr:Jinmen]]
[[fr:Jinmen]]
[[hak:Kîm-mùn-yen]]
[[hak:Kîm-mùn-yen]]
[[hu:Kinmen-szigetek]]
[[id:Kabupaten Kinmen]]
[[id:Kabupaten Kinmen]]
[[it:Kinmen]]
[[it:Kinmen]]

Revisão das 13h39min de 19 de dezembro de 2010

Kinmen e Wuqiu.

Kinmen (chnês : 金門 ; hanyu pinyin : Kīnmén ou Quemoy) é uma ilha da República da China (Taiwan). Sua localização é 24,44 N, 118,33 E.

A ilha se divide em seis comunas:

  • Jincheng (金城鎮, Jīnchéng, « cidade dourada ») ;
  • Jinsha (金沙鎮, Jīnshā, « areia dourada ») ;
  • Jinhu (金湖鎮, Jīnhú, « lago dourado ») ;
  • Jinning (金寧鄉, Jīnníng, « tranquilidade dourada ») ;
  • Lieyu (烈嶼鄉, Lièyǔ, « ilhotas heróicas ») ;
  • Wuqiu (烏坵鄉, Wūqiū, « monte negro »).

Muitos dos habitantes falam o Min Nan e a ilha fica geograficamente muito próxima a Xiamen (também conhecida como ’Amoy), nas cercanis do litoral sudeste da República Popular da China, sendo disputada pelas duas "Chinas".

História

Durante a Segunda Grande Guerra, Kinmen não foi dominada pelo Japão. Kinmen foi intensivamente bombardeada pelas forças da República Popular da China em ataque à as forças da República da China que defendiam esse arquipélago durantes os anos 50 e 60, tendo sido um centro de dissensões nos Estados Unidos entre John Fitzgerald Kennedy e Richard Nixon nos anos 50. Os Americanos chegaram até a ameaçar a China Continental com o uso de armas nucleares caso houvesse mais ataques à ilha.

A ilha Kinmen era uma base militar até meados dos anos 90, até ser entregue ao governo civil e, assim, serem autorizadas novamente as viagens entre Taiwan e a ilha. Por causa de sua antiga destinação militar, a ilha tem um desenvolvimento limitado, sendo hoje um destino turístico muito apreciado pelos Taiwaneses. A ilha se compõe de pequenas e tranqüilas vilas e praias desertas. Em 2002, a ilha foi aberta aos turistas da China Popular, mas foi logo interditada de novo por causa da epidemia de Pneumonia SRAS, tendo sido ao fim da epidemia novamente liberada para visitantes.

A municipalidade Chinesa de Quanzhou tem o seu xian de Kinmen 金门县 Jīnmén Xiàn na lista de suas subvisões administrativas, uma resposta a existência da de uma Província de Fujian dentre as divisões administrativas de Taïwan.

Referências externas