Unionismo na Irlanda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ga:Aontachtóirí na hÉireann
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ca:Unionisme (Irlanda)
Linha 11: Linha 11:
[[Categoria:Política do Reino Unido]]
[[Categoria:Política do Reino Unido]]


[[ca:Unionisme (Irlanda)]]
[[de:Unionismus (Irland)]]
[[de:Unionismus (Irland)]]
[[en:Unionism in Ireland]]
[[en:Unionism in Ireland]]

Revisão das 01h54min de 3 de janeiro de 2011

Unionismo, na Irlanda, é uma crença na conveniência de um completo relacionamento constitucional e institucional entre a Irlanda e a Grã-Bretanha baseado nos termos do Act of Union 1800 o qual fundiu ambos os países em 1801 sob a forma do Reino Unido. A expressão deve sua origem às campanhas feitas pelos opositores da autonomia irlandesa em fins do século XIX e início do século XX para evitar a criação de um parlamento autônomo totalmente irlandês dentro do Reino Unido. Por causa do seu desejo de manter o Act of Union como ele havia sido criado em 1800, sem qualquer sistema de delegação, tornaram-se conhecidos como unionistas.

Alguns acreditam que a oposição unionista à autonomia não era baseada simplesmente no desejo de uma estrutura diferente de governança, mas refletia uma diferença fundamental em perspectivas, crenças, definição e cultura entre os nacionalistas e os unionistas irlandeses. Por outro lado, os nacionalistas eram predominantemente, mas não exclusivamente, católicos, enquanto os unionistas eram predominantemente, mas não universalmente, protestantes. Alguns eram descendentes de colonos ingleses e escoceses que chegaram à província do Ulster, especialmente da plantation do Ulster, a partir do início do século XVII.

Ligações externas

Livros e reportagens

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.