Slam: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ln'p22 (discussão | contribs)
Linha 145: Linha 145:


{{Portal3|Wrestling}}
{{Portal3|Wrestling}}
{{Movimentos de Wrestling}}


{{DEFAULTSORT:Ataques Wrestling Profissional}}
{{DEFAULTSORT:Ataques Wrestling Profissional}}

Revisão das 18h28min de 4 de janeiro de 2011

O nome Slam no wrestling profissional é dado para àqueles movimentos em que o oponente é levantado e arremessado ao chão com suas costas. Geralmente é um movimento básico, apesar de algumas variações serem usadas como finishers. O slam mais básico é o Scoop Slam, que consiste no atacante alcançar as costas do oponente com uma mão por entre suas pernas e com a outra alcançar na nuca do oponente. Desta posição o atacante o levanta, gira o corpo do oponente no ar e joga-o de costas no chão.

Variações de Slam

Chokeslam

Ver artigo principal: Chokeslam

Cobra Clutch Slam

O atacante aplica um Cobra Clutch no oponente, ou seja, o levanta e o joga com as costas no chão. O wrestler Big Show aplica um Cobra Clutch Backbreaker seguido de um Cobra Clutch Slam.

Fireman's Carry Powerslam

O atacante põe o oponente em um Fireman's Carry, ou seja, coloca o oponente em seus ombros, olhando para baixo, com o atacante segurando uma perna com uma mão e a cabeça com a outra. Desta posição, o wrestler inclina-se para frente, deixando o oponente cair de costas no chão e o aplicante de joelhos. O wrestler John Cena usa o golpe com o nome "Attitude Adjusment" (antigo F-U).

Fireman's Carry Front Slam

Uma vairiação do Slam a cima. O atacante põe o oponente em um Fireman's Carry, com o mesmo segurando o tornozelo com uma mão e o pulso do oponente com a outra. Desta posição, o wrestler inclina-se, levemente, para trás, e depois para frente, fazendo um movimento similar ao "World Strongest Slam". O Wrestler Wade Barret usa o golpe com o nome "The Wasteland".


Olympic Slam

Ou Angle Slam, o wrestler está do lado do oponente, levemente atrás dele. O wrestler põe o braço do oponente a seu lado envolto em seu pescoço, de forma que o sovaco do oponente fique encostado na nuca do atacante e agarra a perna do oponente ao seu lado. O atacante levanta o oponente desta posição e cai, levando o oponente com as costas no chão. O golpe foi inovado pelo wrestler Kurt Angle.

Full Nelson Slam

O atacante põe o oponente em um Full Nelson, ou seja, segurando-o pelas axilas com os braços e deixando ele de mãos para cima. Após isso levanta-o e arremessa-o de costas ao chão. É o movimento final de Justin LaRouche (mais conhecido por Bam Neely).

Half Nelson Slam

O atacante põe o oponente em um Half Nelson, ou seja, um Full Nelson com apenas um braço. Após isso, levanta-o e arremessa-o de costas ao chão.

Fallaway Slam

O wrestler segura o oponente horizontalmente através de seu peito. O atacante então cai para trás arremessando o oponente, que cai de costas no chão. É muitas vezes confundido com um Suplex, porém é na verdade um Slam. Era usado por Tiger Mask II (antiga gimmick de Eddie Guerrero).

Powerslam

Este é um slam onde o atacante, ao derrubar o oponente, cai com seu corpo em cima do oponente, causando mais dano. O nome powerslam pode ser dado a vários ataques, porém, o mais comum é o Front Powerslam, onde o atacante levanta o oponente e o põe horizontalmente em um de seus ombros, olhando para baixo. O atacante então vira o oponente, derrubando-o de costas no chão e caindo com seu corpo em cima dele. Uma variação do Front Powerslam é o Running Powerslam em que o oponente adiciona uma corrida antes de cair com o oponente.

Cobra Clutch Powerslam

O atacante aplica um Cobra Clutch no oponente primeiro. Após isto, o atacante o levanta pelo Cobra Clutch, gira seu corpo e cai com o oponente. O oponente cai de costas no chão, e o atacante cai em cima, ou do lado do oponente. O wrestler Ted DiBiase, Jr. usa o golpe com o nome de Dream Street.

Emerald Flowsion

O atacante levanta o oponente como em um Front Powerslam, porém, levemente inclinado para frente. Com sua mão esquerda ele segura a cabeça do oponente e com a direita segura no torso. O atacante vira o oponente e faz-o cair em suas costas e um pouco na sua cabeça, enquanto que o atacante cai com seu corpo em cima dele. Era usado pelo já falecido wrestler japonês Mitsuharu Misawa.

Inverted Emerald Flowsion

Também conhecido como Inverted Sitout Side Powerslam, este movimento não é considerado um Slam, mas está aqui apenas como força da palavra. Ele é como uma Emerald Flowsion, porém a única diferença é que o atacante põe o oponente em seu ombro olhando para cima. O atacante então cai no chão, virando o oponente para baixo, fazendo-o cair de frente no chão e com o atacante caindo em cima dele ou ao lado dele. Usado pelo wrestler Shawn Hernandez.

Snap Powerslam

Ou Scoop Powerslam, o atacante segura o oponente como em um Scoop Slam, porém gira seu corpo para o lado, levando o oponente consigo, derrubando-o com as costas no chão e caindo com seu corpo em cima dele.

Falling Powerslam

O atacante levanta o oponente e o segura horizontalmente em seu peito. Ele então, cai no chão, levando o oponente de costas e caindo com seu corpo em cima do oponente.

High-angle falling Powerslam

Parecido com um falling Powerslam normal porém, antes de aplicar o golpe, o atacante eleva o oponente rapidamente numa posição equilavente a um Gorilla/Millitary press ou numa posição que leva a cintura do oponente na altura da cabeça do aplicador. É usado pelo wrestler Mark Henry com o nome de "World's Strongest Slam".

Inverted falling powerslam

É um falling powerslam invertido, ou seja, a aplicação é equivalente a um facebuster. É usado pelo wrestler Marty Wright (The Boogeyman) com o nome "The BoogeySlam".

Pumphandle Slam

O atacante põe o oponente em um Pumphandle Hold, ou seja, põe um de seus braços entre suas pernas e agarra este braço puxando por trás. O outro braço é posto no ombro do atacante. Este Pumphandle Hold ajuda o wrestler a levantar o outro. O wrestler então o levanta, põe em seu ombro e termina o movimento com um Powerslam. É usado pelos wrestlers The Boogeyman e Gene Snitsky.

Side Slam

Também conhecido como Sidewalk Slam ou erroneamente como Side Suplex. O atacante levanta o oponente com um braço, deixando-o horizontalmente em um lado de seu corpo. O oponente então cai no chão, levando o oponente a cair de costas.

Spinning Side Slam

Como um Side Slam normal, porém antes de derrubar o oponente, o atacante gira seu corpo, adicionando mais velocidade e força ao ataque. O atacante pode girar em vários graus antes de derrubar o oponente. É mais conhecido pelo nome "Black Hole Slam", golpe do wrestler Abyss.

Lifting Side Slam

Também chamado de One handed modifield Ura-nage slam. O atacante encaixa a mão no ombro do oponente, e levanta-o até uma certa altura para jogá-lo no chão. Este movimento é muito parecido com um Chokeslam, a diferença é que no Chokeslam o wrestler enforca o oponente antes de arremessá-lo.

Leg hook lifting Side Slam

O atacante encaixa sua mão no pescoço ou ombro do oponente que está ao lado dele. Desta posição o atacante levanta uma perna e o oponente junto e se joga no chão, derrubando-o. O wrestler e ator Dwayne "The Rock" Johnson usa o golpe com o nome de "The Rock Bottom".

Kneeling lifting Side Slam

Parecido com um lifting Side Slam comum, porém o atacante derruba o oponente numa posição ajoelhada. Usado pelo wrestler Booker T/King Booker com o nome de "Book End".

Fireman's Carry Slam

O oponente é levantado em um Fireman's Carry, ou seja, deitado nos ombros do oponente, olhando para baixo e com o oponente segurando suas pernas com uma mão e sua cabeça com a outra. O wrestler então levanta o oponente e o põe na posição de um Front Powerslam, executando-o.

Rolling Fireman's Carry Slam

O atacante põe o oponente em um Fireman's Carry, ou seja, coloca o oponente em seus ombros, olhando para baixo, com o atacante segurando uma perna com uma mão e a cabeça com a outra. Desta posição, o wrestler dá uma cambalhota para frente, levando o oponente de costas no chão. O movimento pode ser considerado um Powerslam. O wrestler Ken Anderson executa o golpe na corda superior, chamando ele de "Green Bay Plunge". Também é usado como movimento secundário de Dave Finlay.

Gorilla Press Powerslam

Também chamado de Gorilla Press Slam, Millitary Press Slam ou somente Press Slam, o atacante levanta o oponente em um Gorilla Press, ou seja, levanta-o com seus dois braços estendidos no ar. Desta posição, o atacante põe o oponente em seu ombro e executa um Front Powerslam. Usado pelo wrestler Bill Goldberg.

Oklahoma Stampede

O atacante levanta o oponente e o põe em um de seus ombros, como se estivesse aplicando um Scoop Slam mais elevado. Porém, o wrestler segura o oponente e corre com ele até o turnbuckle e o faz bater com suas costas no poste. Geralmente o wrestler faz o oponente bater em dois turnbuckles opostos e termina o movimento com um Front Powerslam no meio do ringue. Criado por Dr. Death Steve Williams.

Vertical Suplex Powerslam

Conhecido também como Jackhammer ou Power-Plex, o wrestler aplica uma facelock frontal no oponente e o levanta como se fosse fazer um Vertical Suplex. Com o oponente de cabeça para baixo no ar, o wrestler deixa o oponente cair para frente e cai em cima dele. Usado pelos wrestlers Bill Goldberg, Paull Burchill (The Ripper) e Sheamus O'Shaunessy.

Moonsault Slam

Consiste em um slam, procedido de um backflip (mortal de costas). É uma golpe que consiste força e agilidade.O Moonsault Slam é usado por John Morrison.

Belly-to-Belly Moonsault Slam

Virado para o ringue, o atacante agarra o oponente de forma que fiquem barriga-a-barriga. Como o wrestler está de costas para o ringue, ele executa um Moonsault em direção ao ringue, levando o oponente consigo. O oponente cai de costas no chão e o wrestler cai em cima do oponente. Pode ser feito em cima do top rope. Era antigamente usado por Matt Sydal com o nome de "Cyclorama".

Standing Moonsault Side Slam

Este movimento é geralmente usado como contra-golpe a um oponente que está correndo em direção ao atacante. O atacante agarra o oponente no pescoço/ombro e executa um mortal para trás, levando o oponente consigo. O oponente acaba caindo de costas no chão e o atacante cai um pouco em cima do oponente. Usado pelos wrestler Yoshitsune, e antigamente usado por Paul Burchill com o nome "C-4" e "Walking the Plank", atualmente é usado por John Morrison com o nome "Easy Ride".

Ura-nage

Também conhecido como Sambo Suplex, o atacante agarra o oponente de frente e gira seu corpo 180° e ao mesmo tempo cai no chão. Quando o atacante termina de girar, ele arremessa o oponente ao chão. O termo Ura-nage é erroneamente usado para um Lifting Side Slam comum, como é no caso do atual wrestler Ezekiel Jackson.

Tilt-a-Whirl Powerslam

O atacante agarra um oponente que está correndo em sua giração e gira-o no ar, antes de cair no chão com o oponente caindo em suas costas. Às vezes chamado apenas de Tilt-a-Whirl Slam.

Ropewalk Slam

O atacante joga o oponente no córner, de forma que fique de costas para o ringue. Então, sobe na Top Rope, segura o oponente pela cabeça, pulando da corda, jongado-o de costas no chão. Antigamente, usado por Fury.

Black Hole Slam

O atacante, geralmente, joga o oponente nas cordas, de forma que o mesmo volte correndo. Então, quando o oponente se aproxima, agarra-o no ombro, rodando com o oponente no ar, e em seguida, arremessando-o no chão de costas. É o finisher de Abyss.

Green Bay Plounge Slam

O atacante segura o oponente nos ombros, e então, realiza uma cambalhota, esmagando oponente que está em seus ombros. Antigamente, finisher de Mr. Kennedy

Celtic Cross

Esse golpe o atacante segura o oponente de forma horizontal nas costas, e então pula, caindo de costas em cima da barriga do oponente, que, consequentemente, colide com o chão. Finisher de Finlay e Sheamus.

Running Powerslam

É um powerslam comum, mas, a diferença, é que o oponente corre antes de realizar o golpe.

Neckbreaker Slam

O atacante segura o oponente em cima de um dos ombros, e então, solta-o, segurando apenas sua cabeça, fazendo-a colidir com seu bíceps, e as costas colidem com o chão.

Super Chokeslam

É um chokeslam comum, só que é aplicado de uma altura elevada, normalmente do córner, arremessando o oponen para dentro do ringue. Outra versão deste golpe é o Outside Superchokeslam, que arremessa o oponente para fora do ringue.

Top Rope Slam

O atacante segura o oponente no colo, como se fosse um bebê. Então, o joga na terceira corda, e com este impulso o arremessa no chão. Era o finisher de The Fire

Rolling Senton Slam=

É semelhante com o golpe sidewalk, a única diferença, é que o atacante cai sentado, aplicando mais força.

Double Leg Drop Slam

O atacante pula, aplicando um double leg drop no oponente em pé, fazendo-o colidir com o chão. Era o Signature Move de Don King

Suplex Slam

O atacante segura o oponente num Suplex comum. Mas,o solta deixando-o cair em um dos seus ombros, arremessando-o em estilo Spinebuster. Usado ocasionalmente por Bill Goldberg

Corckscrew Slam

Semelhante à assinatura de Jeff Hardy, Whisper In The Wind, este golpe, o atacante sobe na segunda corda de forma qye fique de costas, então, pula e gira horizontalmente, caindo sobre o oponente deitado. Outra versão, é o Standing Corckscrew Slam, que se realiza o golpe com o oponente de pé.

Super Slam

Realiza-se com o atacante segurando o oponente no colo em uma altura elevada, então, o joga no ringue caindo por cima do oponente. Outra versão deste golpe é o Extreme Super Slam, que era o atacante arremessar o oponente em algum objeto, como mesas, cadeiras e escadas. É uma versão perigosa para ambos os Wrestlers.

Ropewalk Corckscrew Slam

Segura o oponente e sobe na terceira corda, exatamente como o golpe Old School, de Undertaker, porém ainda segurando o braço do oponente, gira o corpo em 360° e cai em cima do oponente em forma Cross Body.