John Langshaw Austin: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Modificando: uk:Остін Ленгшо Джон
Xqbot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Bot: Modificando: uk:Джон Остін
Linha 43: Linha 43:
[[sv:J.L. Austin]]
[[sv:J.L. Austin]]
[[tr:John Langshaw Austin]]
[[tr:John Langshaw Austin]]
[[uk:Остін Ленгшо Джон]]
[[uk:Джон Остін]]
[[zh:約翰·奧斯丁]]
[[zh:約翰·奧斯丁]]

Revisão das 10h28min de 17 de janeiro de 2011

Predefinição:Portal-filosofia

John Langshaw Austin (Lancaster, 28 de Março de 1911 - Oxford, 8 de Fevereiro de 1960) foi um filósofo da linguagem britânico que desenvolveu uma grande parte da actual teoria dos actos de discurso. Filiado à vertente da Filosofia Analítica interessou-se pelo problema do sentido em filosofia.

Estudou no Balliol College da Universidade de Oxford. Após servir o serviço britânico de inteligência durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se professor titular da cátedra White de Filosofia Moral, em Oxford, considerada a mais prestigiosa cadeira de Filosofia Moral do mundo.

Na filosofia da linguagem alinhou-se com Ludwig Wittgenstein, preconizando o exame da maneira como as palavras são usadas para elucidar seu significado. Entretanto, o próprio Austin considerava-se mais próximo da filosofia do senso comum de G.E. Moore

Elaborou um estudo sobre conceitos de verdade e falsidade, qualificando os atos de fala como sendo verdadeiros ou falsos a depender da descrição que é feita. Iniciou as idéias sobre o performativo, onde falar é fazer, diferenciando atos de meras descrições, porque nada descreviam, nada relatavam, etc. Sobre o performativo, desenvolveu uma teoria que transformava os atos em felizes ou infelizes, ligando o ato da fala a circunstâncias ideais de proferimento. Esse tema é tratado intensamente em sua obra póstuma, How to do things with words (1962), uma série de conferências realizadas na Universidade de Oxford. Ao contrário do genebrino formalista estrutural Ferdinand de Saussure, encontram-se nos objetos pessoais de Austin centenas de anotações escritas a próprio punho somadas a outras informações colhidas de ex-alunos.

As teorias de Austin foram propagadas por seu antigo aluno John Searle pela América do Norte. Searle com sua obra Speech Acts Theory (1969), leva ao conhecimento americano as filosofias austinianas e propaga ainda mais o nome desse grande estudioso da linguagem pelo mundo.

Também o filósofo francês Jacques Derrida desenvolveu uma teoria da linguagem baseada no trabalho de Austin.

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.