Tamborim: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 17: Linha 17:
[[it:Tamborim]]
[[it:Tamborim]]
[[ja:タンボリン]]
[[ja:タンボリン]]
Com relação ao carreteiro é chamado assim porque se faz quatro notas ou quatro batidas no compasso é existe quatro estilos diferentes pra fazer o carreteiro 3x1, 2x2 que pode ser feito de duas maneiras e o 1x1 ou 1x1x1x1 que é mais conhecido por floreado.
3x1 vira na 3º batida e faz a volta uma batida. Já o 2x2 vira na segunda batida e faz a volta duas batidas. Mas existe duas maneiras diferentes de fazer esta batida; a diferença é na volta! Uma faz as duas batidas de volta com ajuda do aro a outra não. 1x1 ou 1x1x1x1 já vira na primeira batida e faz a volta uma e ai faz mais uma pra frente e mais uma na volta até fechar quatro batidas no compasso.
2x1 também pode ser chamado de carreteiro mas é um carreteiro incompleto porque faz tres batidas no compasso.

Revisão das 13h17min de 19 de janeiro de 2011

Um tamborim.

Tamborim é um instrumento de percussão do tipo membranofone, constituído de uma membrana esticada, em uma de suas extremidades, sobre uma armação, sem caixa de resonância, normalmente confeccionada em metal, acrílico ou pvc (policloreto de vinila). No Brasil, é comumente utilizado nos ritmos de origem africana, como a batucada o samba e o cucumbi. O instrumentista o segura com uma das mãos e o percute (golpeia) com a outra ou com uma baqueta, normalmente de plástico, medindo aproximadamente 5 cm de altura por 15 cm de diâmetro.

Existe vários tipos de batidas de tamborim. A sua "levada" básica é o chamado "carreteiro" e pode ser tocado de maneiras diferentes com toques conhecidos como o: 3x1, 2x1 e 1x1.

Também é usado em orquestras na música erudita.

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Com relação ao carreteiro é chamado assim porque se faz quatro notas ou quatro batidas no compasso é existe quatro estilos diferentes pra fazer o carreteiro 3x1, 2x2 que pode ser feito de duas maneiras e o 1x1 ou 1x1x1x1 que é mais conhecido por floreado. 3x1 vira na 3º batida e faz a volta uma batida. Já o 2x2 vira na segunda batida e faz a volta duas batidas. Mas existe duas maneiras diferentes de fazer esta batida; a diferença é na volta! Uma faz as duas batidas de volta com ajuda do aro a outra não. 1x1 ou 1x1x1x1 já vira na primeira batida e faz a volta uma e ai faz mais uma pra frente e mais uma na volta até fechar quatro batidas no compasso. 2x1 também pode ser chamado de carreteiro mas é um carreteiro incompleto porque faz tres batidas no compasso.