Círculo Polar Antártico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Modificando: fa:مدار قطب‌جنوب
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:World map with antarctic circle.svg|thumb|350px|Mapa-múndi mostrando o Círculo Polar Antártico a vermelho]]
[[Ficheiro:World map with antarctic circle.svg|thumb|350px|Mapa-múndi mostrando o Círculo Polar Antártico a vermelho]]
'''Círculo Polar Antártico''' é a linha imaginária ([[paralelo]]) cuja [[latitude]] é 66º6/10 [[Sul]] e que corresponde ao complemento de 23º4/10 abatido nos [[Trópico]]s. O Círculo Polar Antártico passa pelas partes mais ao norte da [[Antártida]]. Durante o [[Inverno]] [[Austral]], a partir dessa linha as noites absolutas, com 24 horas de duração, vão se acumulando em direção ao [[Pólo Sul]] e durante o [[Verão]] acontece o contrário, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de Sol, [[Sol da meia-noite]]) pode ser registrado nesse paralelo.<ref>[http://bbs.keyhole.com/ubb/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=1157795&site_id=1#import ''Trópico en movimiento'' by Roberto González (in Spanish)]</ref>
'''Círculo Polar Antártico''' é a linha imaginária ([[paralelo]]) cuja [[latitude]] é 66º33'44" <ref>[http://bbs.keyhole.com/ubb/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=1157795&site_id=1#import ''Trópico en movimiento'']</ref> [[Sul]] e que corresponde ao complemento de 23º26'16" abatido nos [[Trópico]]s. O Círculo Polar Antártico passa pelas partes mais ao norte da [[Antártida]]. Durante o [[Inverno]] [[Austral]], a partir dessa linha as noites absolutas, com 24 horas de duração, vão se acumulando em direção ao [[Pólo Sul]] e durante o [[Verão]] acontece o contrário, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de Sol, [[Sol da meia-noite]]) pode ser registrado nesse paralelo.


O ponto 90º Sul onde se localiza a estação [[Estação Pólo Sul Amundsen-Scott|Amundsen-Scott]], por exemplo, enfrenta duas situações bem distintas durante o ano: Entre o [[Equinócio]] da [[Primavera]] e o equinócio de [[Outono]] a estação é iluminada pelo [[Sol]] o tempo inteiro. Já entre o [[Equinócio]] de Outono e o Equinócio de Primavera, permanece somente a longa noite de seis meses.
O ponto 90º Sul onde se localiza a estação [[Estação Pólo Sul Amundsen-Scott|Amundsen-Scott]], por exemplo, enfrenta duas situações bem distintas durante o ano: Entre o [[Equinócio]] da [[Primavera]] e o equinócio de [[Outono]] a estação é iluminada pelo [[Sol]] o tempo inteiro. Já entre o [[Equinócio]] de Outono e o Equinócio de Primavera, permanece somente a longa noite de seis meses.

Revisão das 17h05min de 21 de janeiro de 2011

Mapa-múndi mostrando o Círculo Polar Antártico a vermelho

Círculo Polar Antártico é a linha imaginária (paralelo) cuja latitude é 66º33'44" [1] Sul e que corresponde ao complemento de 23º26'16" abatido nos Trópicos. O Círculo Polar Antártico passa pelas partes mais ao norte da Antártida. Durante o Inverno Austral, a partir dessa linha as noites absolutas, com 24 horas de duração, vão se acumulando em direção ao Pólo Sul e durante o Verão acontece o contrário, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de Sol, Sol da meia-noite) pode ser registrado nesse paralelo.

O ponto 90º Sul onde se localiza a estação Amundsen-Scott, por exemplo, enfrenta duas situações bem distintas durante o ano: Entre o Equinócio da Primavera e o equinócio de Outono a estação é iluminada pelo Sol o tempo inteiro. Já entre o Equinócio de Outono e o Equinócio de Primavera, permanece somente a longa noite de seis meses.

Nesse paralelo há um dia por ano no qual o sol não aparece, ficando na fímbria do horizonte. Daí para o sul, ocorrem gradativamente mais dias sem que o sol apareça, até que no Pólo sul, durante seis meses, o sol não aparece.

Ao longo do tempo os Círculos Polares movem-se, estimando-se esse movimento em função da inclinação do eixo da Terra, cerca de 15 metros por ano no sentido da redução.

História

A ideia do círculo polar antártico está no texto Geografia de Estrabão, onde ele atribui a ideia original a Parmênides de Eleia, citado por Posidônio.[2] Parmênides dividiu a Terra em cinco zonas, sendo duas delas vizinhas aos polos.[3] Aristóteles, citado por Estrabão, definiu as duas zonas temperadas como sendo as compreendidas entre os trópicos e os círculos árticos.[2]

Geografia e Demografia

O continente Antártico contém uma massa de terra que cobre grande parte do espaço do Círculo Antártico. Não há população humana permanente na Antartida. Existem, no entanto, vários centros de investigação Antárticas de várias nações que são habitadas por equipes de cientistas que vivem em bases sazonais. Nos séculos anteriores, alguns moradores semi-permanentes de estações baleeiras estabeleceram-se no continente vivendo por lá por um ano ou mais. Pelo menos três crianças nasceram em estações ao norte da Antártida. Começando no Meridiano de Greenwich a partir do Leste, o círculo antártico atravessa:

Longitude Território ou Mar Notas
Oceano Antártico norte da Terra da Rainha Maud
30° E Oceano Antártico norte da Terra da Rainha Maud
60° Oceano Antártico norte da Terra da Rainha Maud, Amery Ice Shelf
90° Terra de Wilkes
120° Terra de Wilkes
150° E Oceano Antártico norte da Terra de Vitória
180° Oceano Antártico Mar de Ross
150° W Oceano Antártico norte da Terra de Marie Byrd
120° Oceano Antártico Mar de Amundsen
90° Oceano Antártico Ilha Peter
60° Terra de Graham
30° W Mar de Weddell

Ver também

Referências

  1. Trópico en movimiento
  2. a b Estrabão, Geografia, Livro II, Capítulo 2, 2
  3. Estrabão, Geografia, Livro II, Capítulo 2, 3

Ligações externas