Tensão (física): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.39.225.215 para a última versão por Icoeng (Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{fusão|Tensão mecânica}}
{{fusão|Tensão mecânica}}
{{fusão|Tensão (mecânica)}}
{{fusão|Tensão (mecânica)}}
{{revisão}}





Revisão das 22h23min de 11 de fevereiro de 2011


Tensão é o termo genérico para o esforço resistente no interior de um corpo quando submetido a uma carga denominada esforço solicitante.


É análoga ao fenômeno elementar Pressão que ocorre nos fluidos, utilizando inclusive a mesma unidade, considerando não apenas forças perpendiculares ao plano ou seção considerada mas também forças oblíquas e tangenciais que o sólido é capaz de suportar.


Tensões menores que determinado limite característico de cada material denominado de limite de elasticidade provocam deformações elásticas em que o corpo volta às dimensões originais quando cessada a força.

Tensões maiores que este limite levam ao regime plástico onde causam deformações permanentes.

Tensões extremas causam a ruptura ou colapso do corpo, peça ou estrutura.


Classifica-se como de tração, de compressão (tensões normais) ou de cizalhamento (tensão tangencial ou de corte).

Estes esforços atuam isoladamente ou em conjunto no mesmo objeto.

O esforço de flexão é um caso particular de tração e compressão agindo juntos na mesma seção, causando deformações predominantes nas faces opostas do corpo ou estrutura e menores deformações e consequentes tensões na parte central, se anulando no eixo de inércia.

O conjunto de pontos de tensão nula no interior do copo é denominado Linha neutra.

No esforço de torção predomina a tensão de cisalhamento angular, e como na flexão, causa maiores deformações e consequentes tensões nas faces ou bordas da peça, corpo ou estrutura, sendo reduzidas na parte central e se anulando no centro de inércia.

Cálculo das tensões

É estudada através de gráfico denominado diagrama tensão deformação onde a inclinação da reta resultante no regime elástico configura o Módulo de Elasticidade do material, que então nada mais é do que a deformação por unidade de força absorvida.

Em estudos mais avançados utiliza-se o Círculo de Mohr para o cálculo das tensões atuantes em cada plano interno denominado seção.

Os materiais em geral são muito resistentes à tensão de compressão, menos à tensão de cizalhamento e de pouca resistência à tensão de tração.

A tensão de compressão originada por força atuando ao longo de um só eixo causa deformações diferenciais que geram outros esforços internos causando o rompimento por tensões de cisalhamento ou tração.


Unidades de tensão

A unidade de tensão é força por unidade de área.

No Sistema Internacional de Unidades é o Pascal, a mesma da unidade de pressão.

1 Pa = 1 N/m2 ( Newtom por metro quadrado )

1 Pa = 0,1 Kgf/m2 ( 0,10197 Kilograma-força por metro quadrado )

No estudo da resistência dos materiais as unidades usuais são o MPa ( Megapascal ) e o Kgf/cm2 ( Quilograma-força por centímetro quadrado ).

Ver também

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.