Government Communications Headquarters: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Diego Grez Bot (discussão | contribs)
VolkovBot (discussão | contribs)
m r2.5.1) (Bot: Adicionando: he:מטה התקשורת הממשלתית
Linha 24: Linha 24:
[[et:GCHQ]]
[[et:GCHQ]]
[[fr:Government Communications Headquarters]]
[[fr:Government Communications Headquarters]]
[[he:מטה התקשורת הממשלתית]]
[[hu:Government Communications Headquarters]]
[[hu:Government Communications Headquarters]]
[[it:GCHQ]]
[[it:GCHQ]]

Revisão das 11h36min de 18 de fevereiro de 2011

Modelo do edifício sede do GCHQ em Cheltenham.

O Government Communications Headquarters (GCHQ) é um serviço de inteligência britânico encarregado da segurança e da espionagem e contraespionagem nas comunicações, atividades tecnicamente conhecidas como SIGINT (Inteligência de sinais) O órgão também é responsável pela garantia de informação ao Governo Britânico e as Forças Armadas daquele país. Está sediado em Cheltenham.

CESG (Communications-Electronics Security Group) é o braço do GCHQ que trabalha para proteger as comunicações e sistemas de informação do governo e áreas críticas de infra-estrutura nacional do Reino Unido.

O GCHQ, inicialmente chamado Government Code and Cypher School (GCCS ou GC&CS), foi criado após a Primeira Guerra Mundial a partir da Bletchley Park e como resultado da fusão da Room 40 (serviço de criptografia da Marinha Real Britânica) e do MI-8 (serviço de criptografia do Exército Britânico). Em 1946 adotou a sigla GCHQ que mantém até hoje.[1]

Durante a Segunda Guerra Mundial, participou ativamente na luta contra o nazismo, sendo o responsável pela gestão do projeto Enigma que usava a criptografia para proteger e, consequentemente, descriptografar as mensagens inimigas das forças alemãs.[2]

Através do tratado UKUSA o GCHQ se comprometeu a compartilhar informações com a National Security Agency (NSA), agência de segurança americana, e manter atividades no Reino Unido recolhendo e analisando informações para o projeto Echelon.

Referências

  1. «The GCHQ connection». www.guardian.co.uk. Consultado em 15 de abril de 2010 
  2. «SIS and GCHQ: Putting the 'C' in Codebreaking». www.sis.gov.uk. Consultado em 15 de abril de 2010 

Ligações externas