Abdul Mejide I: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m r2.7.1) (Bot: Modificando: fa:عبدالمجید یکم
m moveu Abd-ul-Medjid para Abd-ul-Medjid I: Há dois Abd-ul-Medjid
(Sem diferenças)

Revisão das 03h13min de 24 de fevereiro de 2011

Abd-ul-Medjid .

Abd-ul-Medjid (1823 - 1861) foi o 31° Sultão do Império Otomano, sucessor de seu pai Mahmud II em 1839.

Introduziu importantes reformas, como a garantia dos direitos do indivíduo e a propriedade para todos os súbditos, a igualdade de todas as confissões religiosas perante a lei. Em 1853, com a sua oposição às exigências russas de exercer o protectorado sobre os seus súbditos ortodoxos, deu origem ao eclodir da Guerra da Crimeia.

Sucedeu no poder a seu pai Mahmud II em 1839, oito dias depois da batalha de Nezib ganha por Ibrahim-pachá, isto é, no momento mais crítico da luta entre a Turquia e o Egito. A diplomacia europeia deteve Ibrahim que marchava sobre Constantinopla. Dois tratados garantiram ao novo Padischah a integridade do seu império e permitiram-lhe continuar as reformas começadas no ano precedente.

Em 1848, com risco de descontentar a Áustria a Rússia, recusou-se a entregar os refugiados húngaros e polacos. Deve-se citar entre as suas reformas o hatt-i-hon-naiun de 18 de Fevereiro de 1856 que melhorava a vida e liberdade dos cristãos. Abd-ul-Madjid teve que reprimir numerosas insurreições.

Ameaçado pela Rússia em 1853, foi sustentado no ano seguinte pela França e pela Inglaterra e a guerra do Oriente teve como resultado fazer entrar a Turquia, pelo tratado Paris (30 de Março de 1856), no âmbito europeu.

Em 1860 as potências europeias tiveram que intervir na Síria e "castigar" os Drusos, contra os quais Abd-ul-Medjid se encontrava impotente. O seu irmão Abd-ul-Aziz sucedeu-lhe pouco tempo depois.

Referências gerais

  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.
  • Nova Enciclopédia Portuguesa, Ed. Publicações Ediclube, 1996.


Precedido por
Mahmud II
Sultão Otomano
18391861
Sucedido por
Abd-ul-Aziz
Ícone de esboço Este artigo sobre Sultões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.