Uldino: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TobeBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ja:ウルディン
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m r2.4.6) (Bot: Adicionando: sh:Uldin
Linha 23: Linha 23:
[[nl:Uldin]]
[[nl:Uldin]]
[[pl:Uldin]]
[[pl:Uldin]]
[[sh:Uldin]]
[[sr:Улдин]]
[[sr:Улдин]]

Revisão das 15h40min de 13 de março de 2011

Uldin foi um dos principais khans húnicos da história desta tribo. É considerado o primeiro grande líder dos hunos, devido às suas conquistas na Ásia e Europa.

História

Sua data de nascimento é desconhecida. Acreditam os historiadores que Uldin teria nascido na região onde hoje se localiza a Mongólia, nas estepes desta localidade.

No ano 400, Uldin alcançou o Império Romano do Ocidente, para continuar suas conquistas. Combateu os godos e matou Gainas, o líder gótico, decapitando-o, enviando sua cabeça para Arcádio, imperador do Império Romano do Oriente. Uldin esteve envolvido em guerras contra as forças do imperador bizantino Arcádio, que detinha o comando de grande parte do Ásia. Com a cabeça de Gainas, Uldin queria mostrar diplomacia, pois os godos eram inimigos do Império Bizantino, porém, apesar deste presente, as guerras continuaram por um longo tempo. Uldin também combateu as tropas de Teodósio II, sucessor de Arcádio, impondo algumas derrotas à Teodósio II.

No ano de 408, durante a invasão da Moésia, as tropas hunas de Uldin foram repelidas pelos romanos. Uldin e seu exército tiveram que retornar ao posto. A derrota desestabilizou o poderio huno, que viria a ser dividido no ano de 412, com a morte de Uldin.

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.