Actinídeo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+nota
Mentibot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Bot: Modificando: fa:آکتینیدها
Linha 33: Linha 33:
[[et:Aktinoidid]]
[[et:Aktinoidid]]
[[eu:Aktinoide]]
[[eu:Aktinoide]]
[[fa:آکتینید]]
[[fa:آکتینیدها]]
[[fi:Aktinoidi]]
[[fi:Aktinoidi]]
[[fr:Actinide]]
[[fr:Actinide]]

Revisão das 17h10min de 22 de março de 2011

Actinídeos

Os actinídeos ou actinoides (nomenclatura IUPAC)[1] são um grupo de elementos que formam parte do período 7 da tabela periódica. Estes elementos, junto com os lantanídeos, são chamados de metais de transição interna. O nome é proveniente do elemento químico actínio, que incluído neste grupo, constituem um total de 15 elementos, desde o número atômico 89 (actínio) até o 103 (laurêncio).

Estes elementos apresentam características semelhantes entre si. Os de maior número atômico não são encontrados na natureza e apresentam tempos de meia-vida curtos; todos os seus isótopos são radioativos.

Na tabela periódica, estes elementos estão situados abaixo dos demais, junto com os lantanídios, formando uma tabela mais compacta. Algumas tabelas periódicas situam estes elementos entre os blocos s e blocos d, formando uma tabela mais alongada (tabela abaixo).

Referências

  1. a segunda forma é por vezes encontrada, dada a recomendação IUPAC para designar, em inglês, estes elementos como actinoids em vez de actinides para evitar a confusão com os aniões minerais que em inglês têm sempre o sufixo -ide, como chloride (cloreto), fluoride (fluoreto). Tal diretiva não faz grande sentido em literatura em português, pois não existe tal ambiguidade nesta língua, e além disso, o sufixo -ídeo geralmente designa os membros de uma mesma família, como é o caso dos lantanídeos: são da "família do actínio".

Predefinição:Bom interwiki