Wikipédia:Listas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
Aibot (discussão | contribs)
Linha 39: Linha 39:
[[nl:Wikipedia:Lijst]]
[[nl:Wikipedia:Lijst]]
[[no:Wikipedia:Lister]]
[[no:Wikipedia:Lister]]
[[pl:Wikipedia:Zasady tworzenia list]]
[[ro:Wikipedia:Liste]]
[[ro:Wikipedia:Liste]]
[[ru:Википедия:Списки]]
[[ru:Википедия:Списки]]
Linha 44: Linha 45:
[[ta:விக்கிப்பீடியா:பட்டியலிடல்]]
[[ta:விக்கிப்பீடியா:பட்டியலிடல்]]
[[tr:Vikipedi:Listeler]]
[[tr:Vikipedi:Listeler]]
[[uk:Вікіпедія:Списки]]
[[zh:Wikipedia:列表]]
[[zh:Wikipedia:列表]]

Revisão das 12h08min de 26 de março de 2011

Na Wikipédia, Listas são um meio comumente usado para organizar informação. Podem ser usadas dentro de um artigo, ou como um artigo separado (normalmente no domínio Anexo). Esta directriz explica como se devem formatar estas listas.

Tipos de lista

Uma lista pode ser um artigo separado ou estar incluída numa secção de outro artigo.

Artigo independente

Artigos em forma de lista são páginas enciclopédicas que contêm uma secção introdutória seguido de uma lista (que pode estar dividida em várias secções). Os itens nesta lista contêm ligações para artigos de determinada área, e podem fornecer informação adicional sobre os itens. Os títulos destes artigos normalmente começam com o tipo de lista que são: "Lista de...", "Cronologia..." , ou outros. Podem estar organizadas alfabeticamente, cronologicamente ou por tópicos, numa estrutura hierárquica ou não-hierárquica.

Estes artigos podem ser do género:

Listas inclusas

Listas inclusas são usadas dentro de um artigo para apresentar informação que suplementa o conteúdo em prosa do artigo (algumas páginas do domínio Anexo que são transcluídas para os artigos podem ser consideradas também listas inclusas). Algumas secções usadas normalmente em artigos podem também ser consideradas listas, como a secção Ver também, Ligações externas e Bibliografia assim como predefinições de navegação.

Conteúdo

Introdução

Uma lista deve ser conter uma introdução, tal como outros artigos. Deve também não conter autorreferências. Os critérios de anexos destacados indicam que um anexo deve ter uma secção introdutória que "introduz[a] o assunto e defin[a] o âmbito e os critérios de inclusão".