Ainão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
CorreiaPM (discussão | contribs)
Ainão - Serviços Meteorológicos da Macau
CorreiaPM (discussão | contribs)
m
Linha 13: Linha 13:
|densidade = 241
|densidade = 241
}}
}}
'''Hainan''' ou '''Ainão'''<ref>[http://mobile.smg.gov.mo/p_index.php?con=lw/p_coastal.php&index=2|Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos. Macau] página visitada em 01-04-2011</ref> (海南 em [[língua chinesa|chinês]]; Hǎinán em [[pinyin]] quer dizer literalmente "Sul do Mar" ) é a menor [[Subdivisões da República Popular da China|província]] da [[República Popular da China]] sendo também a única província constituída por um [[arquipélago]] tendo como [[capital]] a [[cidade]] de [[Haikou]].
'''Hainan''' ou '''Ainão'''<ref>[http://mobile.smg.gov.mo/p_index.php?con=lw/p_coastal.php&index=2 | Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos. Macau] página visitada em 01-04-2011</ref> (海南 em [[língua chinesa|chinês]]; Hǎinán em [[pinyin]] quer dizer literalmente "Sul do Mar" ) é a menor [[Subdivisões da República Popular da China|província]] da [[República Popular da China]] sendo também a única província constituída por um [[arquipélago]] tendo como [[capital]] a [[cidade]] de [[Haikou]].


Este arquipélago consiste numa série de ilhas tropicais localizadas a sul da [[Cantão|Província de Cantão]], a maior das quais se chama Ilha de Hainan (Hainan Dao) sendo que em [[chinês]] é comum referir-se a ilha principal quando se fala de Hainan.
Este arquipélago consiste numa série de ilhas tropicais localizadas a sul da [[Cantão|Província de Cantão]], a maior das quais se chama Ilha de Hainan (Hainan Dao) sendo que em [[chinês]] é comum referir-se a ilha principal quando se fala de Hainan.

Revisão das 18h29min de 1 de abril de 2011

 Nota: Para outros significados, veja Ainão (desambiguação).
Hainan
海南省 - Hǎinán Shěng
Abreviatura 琼 ou 瓊 (Qióng)
Capital Haikou
Área 33 920 km²
População (2004) 8 180 000 hab.
Densidade 241 hab/km²
Províncias da China

Hainan ou Ainão[1] (海南 em chinês; Hǎinán em pinyin quer dizer literalmente "Sul do Mar" ) é a menor província da República Popular da China sendo também a única província constituída por um arquipélago tendo como capital a cidade de Haikou.

Este arquipélago consiste numa série de ilhas tropicais localizadas a sul da Província de Cantão, a maior das quais se chama Ilha de Hainan (Hainan Dao) sendo que em chinês é comum referir-se a ilha principal quando se fala de Hainan.

Esta província é alvo de disputas entre a China e os países vizinhos, nomeadamente no que toca às Ilhas Spratly e às Ilhas Paracel. No final dos anos 80, o líder histórico da transição chinesa, Deng Xiaoping reconheceu a província como Zona Económica Especial.

Atualmente a província tem investido no turismo, aproveitando as suas praias paradisíacas, as suas montanhas cobertas de florestas luxuriantes e a sua cultura diversificada.

Cidades

Nome da cidade Nome em chinês População (em 2006)
1 . Haikou 海囗 631 179
2 . Sanya 三亚 150 208
3 . Chengmai (Jinjiang) 琼山 69 691
4 . Wanning 万宁 65 871

Fonte : World Gazetteer

Subdivisões

Ver artigo principal: Subdivisões de Hainan

Na província de Hainan existem:

Localização de Hainan dentro da China.
Mapa das subdivisões de Hainan.
Subdivisões da província de Hainan.

Ligações externas

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.