Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Imperador Jing de Han"

1 byte adicionado ,  19h50min de 1 de abril de 2011
m
mesóclise -> próclise (que) - utilizando AWB
m (r2.6.5) (Bot: Adicionando: it:Jingdi (imperatore Han))
m (mesóclise -> próclise (que) - utilizando AWB)
A questão de lidar com poderosos príncipes iria em breve causar uma guerra, mais tarde conhecida como a '''Rebelião das Sete Estados'''. O Imperador Jing já tinha uma relação hostil com seu primo distante (o sobrinho de seu avô, o [[Imperador Gao]]) ''Liu Pi'' (刘濞), o príncipe do Principado de Wu (sul da moderna [[Jiangsu]], no norte de [[Zhejiang]], o sul de [[Anhui]], e norte [[Jiangxi]]), que possuia, entre outros recursos naturais, abundantes fornecimentos de cobre e sal. Quando o Imperador Jing era príncipe herdeiro, o herdeiro aparente de Liu Pi, era ''Liu Xian'' (刘贤), que havia estado em uma visita oficial à capital [[Chang'an]], eles inclusive jogaram juntos o ''[[liubo]]'', jogo de tabuleiro (fortemente vinculada à adivinhação e previsões do futuro). Enquanto estiveram jogando o jogo de tabuleiro, Liu Xian, em seguida, ofendeu o Príncipe Herdeiro Qi, e o Príncipe Qi jogou o tabuleiro de madeira em Liu Xian, matando-o. Liu Pi, assim, tinha grande ódio pelo novo imperador.
 
Chao Cuo, aconselhou o Imperador Jing, à usar como desculpa que os príncipes haviam cometido infrações que haviam sido geralmente ignoradoignoradas pelo imperador Wen, assim, reduzindo o tamanho dos principados, tornando-os menos ameaçadoros. Chao explicitamente fez isso especialmente com Wu e outros principados mais rebeldes, justificando a ação ao afirmar que, se eles estavam se tornando rebeldes, seria melhor enfrentá-los mais cedo do que mais tarde, quando eles poderiam estar mais preparados. Sob essa teoria, o Imperador Jing, em 154 a.C, expulsou cada os comandantes dos principados de Chu (norte da moderna Jiangsu e norte Anhui) e Zhao e seis condados do Principado de Jiaoxi (aproximadamente moderno Weifang, Shandong), antes de explusar outros dois comandantes de Wu.
 
Wu, efetivamente iniciou uma rebelião, em aliança com Chu, Jiaoxi, Zhao, e três outros pequenos principados - Jiaodong (aproximadamente moderno [[Qingdao]], [[Shandong]]), Zaichuan (parte moderna de [[Weifang]], Shandong), e Jinan (moderno Jinan, Shandong). Dois outros principados concordaram em aderir, Qi (moderno centro de Shandong) e Jibei (noroeste do moderno Shandong), recuando no momento final. Wu também procurou assistência dos reinos independentes de Donghai (moderno [[Zhejiang]]) e Minyue (moderno [[Fujian]]), e ambos os reinos uniram forças. Zhao procurou assistência de Xiongnu, mas enquanto Xiongnu inicialmente concordou em ajudar, não chegou a entrar na guerra.
81 985

edições