Zahi Hawass: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: fa:زاهی حواس
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: be-x-old:Захі Хавас
Linha 28: Linha 28:
[[arz:زاهى حواس]]
[[arz:زاهى حواس]]
[[be:Захі Хавас]]
[[be:Захі Хавас]]
[[be-x-old:Захі Хавас]]
[[bg:Захи Хауас]]
[[bg:Захи Хауас]]
[[cs:Zahi Hawass]]
[[cs:Zahi Hawass]]

Revisão das 20h27min de 3 de abril de 2011

Doutor Zahi Hawass numa sessão de autógrafos em 2003

Zahi Hawass (em árabe: زاهي حواس; Damietta, 28 de Maio de 1947) é um arqueólogo e egiptólogo egípcio. Nos últimos anos adquiriu grande popularidade junto do grande público graças às suas participações em inúmeros documentários que abordam a civilização do Antigo Egipto. Em 2006 foi nomeado pela revista "TIME" com uma das cem pessoas mais influentes do planeta.

Desde 2002 desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. Entre os seus projectos actuais encontram-se a abertura de novos museus no Egipto, bem como a restauração das pirâmides de Giza.

De origens familiares humildes, o seu pai era um agricultor. Formou-se em Arqueologia Grega e Romana em 1967 em Alexandria. Fez estudos de pós-graduação na Universidade da Pensilvânia em Filadélfia, na área da Egiptologia e Arqueologia sírio-palestiniana, tendo obtido o grau de mestre em 1983. Em 1987 doutorou-se em Egiptologia na mesma universidade.

Entre 1987 e 1997 foi director do complexo de pirâmides de Giza e Sakara.

Personalidade não alheia à polémica, tem pedido o regresso de antiguidades egípcias ao seu país, como o famoso busto da rainha Nefertiti, actualmente em Berlim, ou a Pedra de Roseta, que se encontra no Museu Britânico em Londres.

É um opositor de teorias que afirmam que as pirâmides teriam sido construídas por extraterrestres, tendo criado um neologismo para designar os adeptos de tais ideias: "pirâmidiotas".

Livros

Ligações externas