Augusta Reuss-Ebersdorf: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m +info com referências
Linha 17: Linha 17:
|}}
|}}
[[Ficheiro:Artemisia.jpg|thumb|right|300px|Augusta Reuss de Ebersdorf, como ''Artimísia'', 1775, pintada por [[Johann Heinrich Tischbein]].]]
[[Ficheiro:Artemisia.jpg|thumb|right|300px|Augusta Reuss de Ebersdorf, como ''Artimísia'', 1775, pintada por [[Johann Heinrich Tischbein]].]]
'''Augusta Carolina Reuss de Ebersdorf''' (em [[língua alemã|alemão]]: ''Gräfin Reuß zu Ebersdorf'') ([[Ebersdorf]], [[19 de janeiro]] de [[1757]] — [[Coburgo]], [[16 de novembro]] de [[1831]]), foi condessa (e mais tarde princesa) de [[Reuss-Ebersdorf]] e duquesa de [[Saxe-Coburgo-Saalfeld]] pelo casamento.
'''Augusta Carolina Sofia''', Condessa de Reuss de Ebersdorf <ref>[http://books.google.pt/books?id=v4oDAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=Resenha+das+familias+titulares+do+reino+de+Portugal&hl=pt-pt&ei=z36ZTfjsLoOY8QOVvuHWDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCYQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false Resenha das famílias titulares do reino]</ref> (em [[língua alemã|alemão]]: ''Gräfin Reuß zu Ebersdorf'') ([[Ebersdorf]], [[19 de janeiro]] de [[1757]] — [[Coburgo]], [[16 de novembro]] de [[1831]]), foi condessa (e mais tarde princesa) de [[Reuss-Ebersdorf]] e duquesa de [[Saxe-Coburgo-Saalfeld]] pelo casamento.

== Biografia ==
== Biografia ==


Linha 56: Linha 57:
{{DEref|Auguste Reuß zu Ebersdorf|79711936}}
{{DEref|Auguste Reuß zu Ebersdorf|79711936}}


{{referências}}
== Referências ==
* Bachmann, G.: ''Natur und Kunst in den Reisetagebüchern der Herzogin Auguste Caroline Sophie von Sachsen-Coburg-Saalfeld'' , palestra proferida em homenagem ao 175º aniversário de morte de Augusta de Reuss-Ebersdorf, Museu de História Natural de Coburgo, Coburgo, 2006.
* Bachmann, G.: ''Natur und Kunst in den Reisetagebüchern der Herzogin Auguste Caroline Sophie von Sachsen-Coburg-Saalfeld'' , palestra proferida em homenagem ao 175º aniversário de morte de Augusta de Reuss-Ebersdorf, Museu de História Natural de Coburgo, Coburgo, 2006.




{{esboço-biografia}}
{{esboço-biografia}}

Revisão das 08h27min de 4 de abril de 2011

Augusta de Reuss-Ebersdorf
Condessa de Reuss-Ebersdorf
Princesa de Reuss-Ebersdorf
Duquesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Consorte Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Nascimento 19 de janeiro de 1757
  Ebersdorf, Condado de Reuss-Ebersdorf
Morte 16 de novembro de 1831 (74 anos)
  Coburgo, Ducado de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Casa Casa de Reuss-Ebersdorf
Dinastia Reuss-Ebersdorf
Pai Henrique XXIV
Mãe Carolina de Erbach-Schönberg
Filho(s) Sofia Frederica
Antonieta Ernestina
Juliana Henriqueta
Ernesto I
Fernando Jorge
Maria Luísa
Mariana Carlota
Leopoldo I da Bélgica
Francisco Maximiliano
Augusta Reuss de Ebersdorf, como Artimísia, 1775, pintada por Johann Heinrich Tischbein.

Augusta Carolina Sofia, Condessa de Reuss de Ebersdorf [1] (em alemão: Gräfin Reuß zu Ebersdorf) (Ebersdorf, 19 de janeiro de 1757Coburgo, 16 de novembro de 1831), foi condessa (e mais tarde princesa) de Reuss-Ebersdorf e duquesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld pelo casamento.

Biografia

Augusta era a filha mais velha do conde Henrique XXIV de Reuss-Ebersdorf e da condessa Carolina Ernestina de Erbach-Schönberg. Profundamente religiosa, Augusta foi uma das mulheres mais bonitas de sua época, algo que pode ser constatado na pintura Artemísia, de Johann Heinrich Tischbein, que retrata a condessa aos dezoito anos de idade. O retrato, encomenda de Henrique XXIV, despertou o interesse de diversos candidatos a casamento.

Os membros da Casa de Reuss tornaram-se príncipes, em 9 de abril de 1806, e todos os membros sobreviventes da linhagem Ebersdorf-Lobenstein (incluindo Augusta) usaram o título Príncipe/Princesa Reuss de Ebersdorf.

Augusta foi a avó de notáveis monarcas, tais como a rainha Vitória do Reino Unido, o príncipe consorte Alberto (marido e primo de Vitória), Fernando II (rei consorte de Portugal), a imperatriz Carlota do México e o irmão dessa, Leopoldo II da Bélgica.

Casamento e filhos

Em 13 de junho de 1777, em Ebersdorf, Augusta desposou Francisco Frederico Antônio, duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld. O casal teve dez filhos, dos quais alguns tiveram papéis importantes na história da Europa:

  • Sofia (1778-1835), casada em 1804 com o conde Manuel de Mensdorff-Pouilly, sem descendência.

Morte

Augusta morreu em novembro de 1831, aos setenta e quatro anos, apenas cinco meses depois da eleição de seu filho Leopoldo como rei dos belgas. Foi sepultada ao lado de seu marido no Coburger Hofgarten, num mausoléu construído por seu filho Ernesto I em 1817, em Coburgo.

O Museu de História Natural de Coburgo mantem, desde 2006, um espaço dedicado a ela, o Herzogin-Auguste-Saal.

Nota

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em (erro: código de língua 'auguste reuß zu ebersdorf' não reconhecido!) cujo título é «79711936».

Referências

  • Bachmann, G.: Natur und Kunst in den Reisetagebüchern der Herzogin Auguste Caroline Sophie von Sachsen-Coburg-Saalfeld , palestra proferida em homenagem ao 175º aniversário de morte de Augusta de Reuss-Ebersdorf, Museu de História Natural de Coburgo, Coburgo, 2006.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.