Estreito de Querche: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Bot: Adicionando: fy:Strjitte fan Kertsj
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: be:Керчанскі праліў
Linha 18: Linha 18:


[[ar:كيرتش (مضيق)]]
[[ar:كيرتش (مضيق)]]
[[be:Керчанскі праліў]]
[[bg:Керченски проток]]
[[bg:Керченски проток]]
[[ca:Estret de Kertx]]
[[ca:Estret de Kertx]]

Revisão das 09h30min de 11 de abril de 2011

Estreito de Kerch. Vista da costa da Crimeia

O Estreito de Kerch (em russo: Керченский пролив) é um estreito que liga o Mar Negro e o Mar de Azov, separando a Crimeia, no oeste, da península de Taman, no leste. O estreito tem 4,5 a 15 km de largura e até 18 m de profundidade. O porto mais importante é a cidade de Kerch.

O transporte por ferry através do estreito foi inaugurado em 1952, ligando a Crimeia e o Krai de Krasnodar (linha Port Krym - Port Kavkaz). No início, havia quatro navios trem-ferry; mais tarde, três navios carro-ferry foram adicionados. O transporte ferroviário continuou durante quase 40 anos. Ferries de trem tornaram-se velhos no final dos anos 1980 e foram retirados de operação. No outono de 2004 novos navios foram postos à disposição, e o transporte ferroviário foi restabelecido.

Diversas tentativas têm sido feitas para a construção de uma ponte sobre o Estreito de Kerch para substituir o ferry, mas a difícil configuração geológica da área torna os projetos de ponte caros demais.

Diversas usinas de processamento de peixes localizam-se na costa do estreito. A estação de pesca começa no final do outono e dura de 2 a 3 meses, quando diversos barcos se lançam nas águas do estreito para pescar.

Antigamente, o Estreito de Kerch era conhecido sob o nome de Bósforo Cimeriano; também é conhecido pelo seu nome tártaro, Yenikale.

O estreito foi homenageado com o nome de um navio da marinha russa (de nome Kerch).