Batalha de Sekigahara: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 30: Linha 30:
Posteriormente, Ieyasu convocou a ajuda de vários apoiantes e os levou em direção ao norte para atacar o clã Uesugi, que naquele momento estavam lutando no [[Cerco de Hasedō|cerco Hasedō]], mas [[Ishida Mitsunari]], se agarrou a oportunidade, levantou-se em resposta e criou uma aliança para desafiar Ieyasu, também apreensão diversos [[daimyo]] como reféns na [[Osaka Castelo]].
Posteriormente, Ieyasu convocou a ajuda de vários apoiantes e os levou em direção ao norte para atacar o clã Uesugi, que naquele momento estavam lutando no [[Cerco de Hasedō|cerco Hasedō]], mas [[Ishida Mitsunari]], se agarrou a oportunidade, levantou-se em resposta e criou uma aliança para desafiar Ieyasu, também apreensão diversos [[daimyo]] como reféns na [[Osaka Castelo]].


Ieyasu então deixou algumas forças lideradas por [[Data de Masamune]] para manter a Uesugi em cheque e marcharam oeste para enfrentar as forças de Mitsunari. Alguns daimyo, principalmente [[Masayuki Sanada]], deixou a aliança de Ieyasu, apesar de a maioria, ou que ostentem rancores contra Mitsunari sendo fiel a Ieyasu, ficou com ele.
Ieyasu então deixou algumas forças lideradas por [[Date Masamune]] para manter a Uesugi em cheque e marcharam oeste para enfrentar as forças de Mitsunari. Alguns daimyo, principalmente [[Masayuki Sanada]], deixou a aliança de Ieyasu, apesar de a maioria, ou que ostentem rancores contra Mitsunari sendo fiel a Ieyasu, ficou com ele.


==A batalha==
==A batalha==

Revisão das 11h48min de 22 de abril de 2011

Batalha de Sekigahara
Sengoku Jidai
Data 1600
Local Sekigahara
Desfecho Vitória do Exército Oriental
Beligerantes
Exército Ocidental Exército Oriental
Comandantes
Ishida Mitsunari, Shima Sakon e outros. Tokugawa Ieyasu e outros.
Forças
90.000 81.190
Baixas
5.000-32.000 mortos, Ishida Mitsunari, Otani Yoshitsugu, Shima Sakon, Konishi Yukinaga, Shimazu Toyohisa, Ankokuji Ekei. Ii Naomasa, Fukushima Masanori, Hosokawa Tadaoki, Todo Takatora, 3.000 - 23.000 mortos.
Cena da batalha decisiva de Sekigahara.

A Batalha de Sekigahara, ou popularmente conhecida como a "divisão do reino", foi o conflito decisivo, ocorrido em 15 de Setembro de 1600 (data do antigo calendário chinês, e 21 de Outubro no calendário moderno), que abriu caminho para a ascensão do shogun Tokugawa Ieyasu ao poder do Japão. Após o seu desfecho, demorariam apenas 3 anos para Tokugawa consolidar seu poder sobre o maior clã rival, Toyotomi, da casa de Osaka, e os outros daimiôs contrários à casa de Edo dos Tokugawa. Sekigahara é amplamente considerada como o começo não-oficial do Tokugawa bakufu (nome japonês do Shogunato) a controlar o Japão.

Antecedentes e pretexto

Apesar de Toyotomi Hideyoshi ter unificado o Japão e consolidado o seu poder na sequência do Cerco de Odawara em 1590, a invasão japonesa da Coreia (1592-1598) enfraqueceu significativamente o poder do clã Toyotomi, bem como os lealistas e os burocratas que continuaram a servir e apoiar o clã Toyotomi, mesmo após a morte de Hideyoshi. A presença de Hideyoshi e de seu irmão Hidenaga mantinha sempre os dois lados em equilíbrio, mas na morte de ambos, os conflitos internos aumentaram desembocando em amplas hostilidades. Em razão da conhecida origem camponesa do clã Toyotomi, nem Hideyoshi tampouco seu herdeiro Hideyori poderiam ser reconhecidos ou aceitos como Shoguns.

Notadamente, Katö Kiyomasa e Fukushima Masaonri foram críticos dos burocratas, especialmente Ishida Mitsunari e Konishi Yukinaga. Tokugawa Ieyasu, aproveitando desta situação, os recrutou, redirecionando a animosidade no sentido de enfraquecer o clã Toyotomi.

Começando

Tokugawa Ieyasu estava em vantagem em termos de antiguidade, categoria, reputação e influência global no clã Toyotomi depois da morte do Regente Maeda Toshiie. Os rumores começaram a espalhar-se afirmar que Ieyasu, naquele momento o único sobrevivente aliado de Oda Nobunaga, assumiria o legado de Hideyoshi assim como o de Nobunaga foi assumido. Apesar de ter uma reputação maior que Ishida, o exército de Ieyasu fora derrotado na Batalha de Kuisegawa e sofreram perdas significativas.

Mais tarde, uma suposta conspiração para assassinar Ieyasu vem a tona, e muitos lealistas de Toyotomi, incluindo o filho de Toshiie, Toshinaga, foram acusados de participar e obrigados a se apresentar à autoridade de Ieyasu. No entanto, Uesugi Kagekatsu, um dos nomeados do Regents por Hideyoshi, desafiou Ieyasu construindo o seu exército. Quando Ieyasu o condenou oficialmente, ele exigiu que ele chegou a Kyoto para explicar-se perante ao imperador, Kagekatsu O principal assessor, Naoe Kanetsugu respondeu com uma contra-condenação que demonstrou os abusos de Ieyasu e suas violações das regras da Hideyoshi, de tal forma que deixou Ieyasu furioso.

Posteriormente, Ieyasu convocou a ajuda de vários apoiantes e os levou em direção ao norte para atacar o clã Uesugi, que naquele momento estavam lutando no cerco Hasedō, mas Ishida Mitsunari, se agarrou a oportunidade, levantou-se em resposta e criou uma aliança para desafiar Ieyasu, também apreensão diversos daimyo como reféns na Osaka Castelo.

Ieyasu então deixou algumas forças lideradas por Date Masamune para manter a Uesugi em cheque e marcharam oeste para enfrentar as forças de Mitsunari. Alguns daimyo, principalmente Masayuki Sanada, deixou a aliança de Ieyasu, apesar de a maioria, ou que ostentem rancores contra Mitsunari sendo fiel a Ieyasu, ficou com ele.

A batalha

Mitsunari, em seu Castelo de Sawayama, reuniu-se com Otani Yoshitsugu, Mashita Nagamori, e Ankokuji Ekei. Aqui, eles forjaram a aliança, e convidaram Möri Terumoto, que na verdade não participou na batalha, para ser a sua cabeça.

Mitsunari então oficialmente declarou guerra a Ieyasu e seu primeiro movimento foi sitiar ao Castelo de Fushimi, guardado pelo retentor de Tokugawa Torii Mototada em 19 de julho. Posteriormente, as forças de Mitsunari capturaram vários postos de Tokugawa na região de Kansai e dentro de um mês, as forças ocidentais haviam se mudado para a Província de Mino, onde Sekigahara foi localizado.

Na foto,os teppō(arcabuzes japoneses)da Era Edo.

Já em Edo, Ieyasu recebeu notícias da inesperada situação em Kansai e decidiu implantar suas forças. Ele teve alguns antigos daimyo Toyotomi envolver com as forças ocidentais enquanto ele dividir suas tropas e marchou oeste sobre Tokaido para o Castelo de Osaka.

O filho de Ieyasu, Hidetada levou um grupo através de Nakasendō. No entanto, as forças de Hidetada foram derrotadas quando ele tentou cercar o Castelo de Ueda de Sanada Masayuki. Mesmo que Hidetada tinha um enorme exército de 38000 homens, uma esmagadora vantagem sobre o de Sanada que era apenas 2000, eles ainda eram incapazes de captar o estrategista que estava bem defendido em sua posição. Ao mesmo tempo, 15000 tropas de Toyotomi estavam sendo engajados pelas tropas de Hosokawa Fujitaka no Castelo de Tanabe, na prefeitura de Wakayama, o cerco falhou e Hosokawa fora morto.

Sabendo que Ieyasu está indo para Osaka, Mitsunari decidiu abandonar suas posições e marcharam para Sekigahara. Em 15 de setembro de 1600 (Keicho 5.º, 8.º dia do 8.º mês), os dois lados começaram a implantar as suas forças. O Exército do Leste de Ieyasu tinha 81 190 homens, enquanto o Exército do Oeste de Mitsunari continham 90000, Mitsunari estava com a vantagem do terreno e do tamanho de seu exército devido as suas vitórias em Kuisegawa, Fushimi e Tanabe. Havia cerca de 20000 arquebusers e outras formas de artilheiros implantado no campo de batalha, o que corresponde a mais de 10% de todas as tropas presentes.

Queda do exército ocidental

Instalação de ambos os lados em Sekigahara

Mesmo com a forças ocidentais tendo enormes vantagens tácticas, Ieyasu tinha já contactado muitos daimyo sobre o lado oeste, prometendo-lhes terras e clemência após a batalha se eles mudarem de lado. Isto levou alguns comandantes ocidentais que ocupavam cargos importantes a seren pressionados para enviar em reforços ou aderir à batalha que já estava em andamento.

A batalha não ia bem para Ieyasu, Ii Naomasa e Fukushima Masanori foram mortos por Ukita Hideie e Ankokuji Ekei, os canhões que Tokugawa usava para se defender foram capturados por Shima Sakon deixando Tokugawa completamente sem defesa.

Ieyasu começou a ficar desesperado, pois estava completamente cercado, Mori Hidemoto e Kobayakawa Hideaki eram dois dos daimyo que Ieyasu contatou e estavam em posições importantissimas para o Exército do Oeste. Hidemoto fora convencido pelas propostas de Ieyasu e assim convenceu também a Kikkawa Hiroie.

Mesmo Kobayakawa tendo respondido aos apelos de Ieyasu, ficou hesitante e neutro. Como a batalha cresceu mais intensa e o Exército do Leste estava a beira da derrota, Ieyasu finalmente ordenou que tropas com arcabuzes ataquem a posição de Kobayakawa no Monte Matsuo. Nesse ponto Kobayakawa aderiu para o Exército do Leste. Suas forças avançaram contra a posição de Yoshitsugu, que rapidamente teve que se retirar, passou para além do que ele já era envolver, depois engajou as forças de Todo Takatora. Ao ver isto como um ato de traição, generais do oeste como Wakisaka Yasuharu, Suketada Ogawa, Akaza Naoyasu e Kutsuki Mototsuna imediatamente mudaram de lado.

As forças ocidentais ainda assim lutaram bravamente. Alguns, como Ukita Hideie conseguiram escapar, enquanto outros, como Shima Sakon foi baleado e morto por tropas de fuzis, Otani Yoshitsugu cometeu suicídio. Mitsunari, Yukinaga e Ekei foram alguns dos que foram mortos e alguns, como Terumto Mori e Shimazu Yoshihiro foram capazes de retornar à sua casa províncias.

Ascensão do Xogunato Tokugawa

Memoriais do campo de batalha nos tempos atuais

Tokugawa Ieyasu redistribuiu as terras e feudos dos participantes, geralmente recompensando os que lhe ajudaram e desapropriando, punindo, ou exílando os que lutaram contra ele. Ao fazê-lo, ele ganhou controle de muitos ex-territórios de Toyotomi. Em seguida da execução pública de Ishida Mitsunari, Konishi Yukinaga e Ankokuji Ekei, a influência e a reputação do clã Toyotomi e seus lealistas remanescentes diminuiu drasticamente.

Na época, a batalha fora considerada apenas como um conflito interno entre vassalos de Toyotomi. Entretanto, após Ieyasu se tornar Xogum, uma posição deixada vaga desde a queda do Xogunato Ashikaga 27 anos antes, a batalhe foi vista como um evento de maior importância. Em 1664, Hayashi Gahō, historiador de Tokugawa e reitor de Yushima Seido, resumiu as consequências da batalha: "Malfeitores e bandidos foram expurgados e todo o território entregue ao Senhor Ieyasu, louvando o estabelecimento da paz e exaltando sua virtude marcial. Que essa gloriosa era que ele fundou continue por milhares e milhares de gerações, pela duração do céu e da terra."

Esta mudança na hierarquia oficial também inverteu a posição de subordinação do clã Tokugawa, tornando assim o clã Toyotomi subordinado do clã Tokugawa.


Sementes da Discórdia

Embora a maioria dos clãs estivesse satisfeita com sua nova situação, houve muitos clãs, em especial os do lado ocidental, que ficaram insatisfeitos com sua desapropriação ou o que consideraram uma punição desonrosa. Três clãs em particular não aceitaram o pós-guerra de bom grado:

  • O clã Shimazu, liderado por Shimazu Yoshihiro, culpou sua recolha de informações pela derrota, e mesmo não tendo sido desapropriado de sua província de Satsuma, eles também não se tornaram completamente leais ao Xogunato Tokugawa. Tirando proveito da grande distância entre Edo e a ilha de Kyūshū, bem como de sua melhorada espionagem, o clã Shimazu demonstrou que era praticamente um reino autônomo independente do Xogunato Tokugawa durante os seus últimos dias.
  • O clã Chōsokabe, liderado por Chōsokabe Morichika, foi destitúido do seu título e domínio de Tosa e enviado para o exílio. Ex-servidores de Chosokabe nunca chegaram a um entendimento com a nova família governate, o clã Yamauchi, que fez distinção entre seus servidores e ex-servidores de Chosokabe, dando-lhes menor posição, bem como o tratamento discriminatório. Esta distinção de classe continuou até gerações após a queda do clã Chōsokabe.

Os descendentes destes três clãs viriam em dois séculos colaborar para derrubar o Xogunato Tokugawa, levando à Restauração Meiji.

Miyamoto Musashi

Segundo a tradição, o lendário kensei Miyamoto Musashi estava presente na batalha entre as fileiras do exército de Ukita Hideie. Supostamente, ele lutou bem e escapou da derrota das forças da Hideie ileso. Se isto é verdade ou mito é desconhecido; Musashi teria sido de cerca de 17 anos de idade na época.

Aparições na cultura popular

  • Esta é a principal batalha lutando cena no filme Sengoku jieitai1549(2005). O filme revela também alguns dos principais personagens e à situação política, que é um pouco pervertida pelo filme parcela.
  • Esta batalha números proeminentemente na manga e anime série Samurai Deeper Kyo.
  • A batalha aparece no vídeo jogos Kessen e Samurai Warriors 2 de PlayStation 2. Ambos os jogos apresentam-se que muitos cenários, alguns dos quais gira a maré da batalha, resultando em vitória para o exército ocidental.
  • A batalha é o ultimo confronto no jogo Sengoku Basara 3 de Playstation 3 e Wii .
  • A batalha será também apresentado na Age of Empires III: The Asian Dynasties como parte da campanha japonesa.
  • Essa batalha aparece em Shogun: Total War como uma das batalhas históricas para o PC.
  • Em Azumi a Batalha de Sekigahara é um elemento importante parcela.
  • James Clavell's best-sellers romance Shogun retrata os eventos climáticos que levaram a esta batalha, embora a batalha em si é apenas referida num curto espaço de dois postscript parágrafo.
  • A mini-série 1998 Musashi começa com um jovem Miyamoto Musashi emergentes de baixo numerosos cadáveres no rescaldo de Sekigahara. A manga japonesa Vagabond igualmente começa com uma cena semelhante.
  • Em 1954 o filmeSamurai I: pelo director Hiroshi Inagaki do início do filme envolve a grande batalha de Sekigahara, e Miyamoto Musashi é retratada pelo lendário ator Toshiro Mifune.
  • A batalha também é destaque no Shogun episódio da série BBC 2Heróis e vilões.
  • Esta batalha começa Eiji Yoshikawa do romance épico Mushashi'.
  • No romance Nuvem de Pardais, escrito por Takashi Matsuoka, a batalha é um ponto importante parcela causando muito antagonismo entre samurais cujos antepassados tinham sido em ambos os lados em ganhar ou perder Sekigahara.

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA