Vicente Joaquim Zico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mmmito (discussão | contribs)
MystBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: de:Vicente Joaquim Zico
Linha 87: Linha 87:
[[Categoria:Lazaristas]]
[[Categoria:Lazaristas]]
[[Categoria:Naturais de Luz (Minas Gerais)]]
[[Categoria:Naturais de Luz (Minas Gerais)]]

[[de:Vicente Joaquim Zico]]

Revisão das 07h59min de 23 de abril de 2011

Vicente Joaquim Zico, CM
Info/Prelado da Igreja Católica

Título

Arcebispo Emérito de Belém
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Vicente Joaquim Zico CM (Luz, Minas Gerais, 27 de janeiro de 1927) é um bispo católico brasileiro, arcebispo emérito de Belém do Pará.

Fez seus estudos fundamentais em Luz e Dores do Indaiá, no período de 1934 a 1937. Seguiu estudos na Escola Apostólica do Caraça, Minas Gerais, no período de 1938 a 1942.

Ingressou na Congregação da Missão no dia 4 de fevereiro de 1943, onde professou no dia 19 de março de 1945.

Estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis, no Seminário São Vicente de Paulo, no período de 1945 a 1950. Realizou estudos de pós-graduação em pastoral catequética, em Paris, França, no período de 1967 a 1969

Presbítero

Foi ordenado sacerdote no dia 22 de outubro de 1950, aos 23 anos de idade, pelas mãos de Dom Jorge Marcos de Oliveira (19151989).

Foi professor, diretor espiritual e reitor no Seminário da Prainha em Fortaleza (1952-1963); reitor do Seminário São Vicente de Paulo, Petrópolis, Rio de Janeiro (1963-1966); conselheiro provincial da Província Lazarista do Rio de Janeiro; conselheiro geral da Congregação da Missão, na Cúria Generalícia em Roma, Itália.

Arcebispo de Belém do Pará

A 5 de dezembro de 1980, Vicente Zico foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Coadjutor de Belém, com direito à sucessão.

Foi ordenado bispo no dia 6 de janeiro de 1981, aos 53 anos de idade, pelas mãos do Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, em Roma, Itália. Foram concelebrantes de sua ordenação episcopal o Cardeal Giovanni Canestri e seu irmão Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, CM.

Exerceu a função de Arcebispo Coadjutor de Belém no período de 1981 a 1990.

No dia 4 de julho de 1990 foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo de Belém do Pará, sucedendo a Dom Alberto Ramos que renunciara ao completar 75 anos.

Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral-Dimensão Missionária da CNBB (1987-1994); visitador apostólico dos seminários do Nordeste; vice-presidente e presidente da CNBB Norte 2; conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina (Roma). Apresentou sua renúncia à Arquidiocese, conforme a norma canônica, aos 75 anos, em 2002 que só foi aceita pelo Papa em 2004.

É arcebispo emérito de Belém do Pará desde 13 de outubro de 2004, onde fixou residência.

Sucessão

Dom Vicente Joaquim Zico foi o 8º Arcebispo de Belém do Pará, sucedeu a Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1915 – 1991) e teve como sucessor Dom Orani João Tempesta, O.Cist. (1950 – ).

Brasão de Armas Episcopais

Conforme a descrição oficial disponível no portal da Arquidiocese de Belém, o brasão de Sua Excelência é assim definido:

Descrição

No campo tripartido, a estrela ilumina os dois flancos que contêm o pão da palavra e o da Eucaristia banhados pelas águas do Rio Mar.

Motto

‘’Cum Maria Mater Iesu’’ (Com Maria, mãe de Jesus)

Comentário

Brilha no céu a estrela da evangelização para realizar em Belém, "Casa do Pão" o próprio Cristo, lux mundi e "o Caminho, a Verdade e a Vida". O Pão da Palavra – Palavra de Deus – está simbolizado no livro aberto destacando "o Alpha e o Omega", Princípio e Fim ( Apoc. 22,13 ). O Pão Eucarístico, fonte e ápice da liturgia ( S.C. 536, 537 ) prefigura-se no cálice e no pão, como síntese da Missão Apostólica. O ministério do Arcebispo é exercido sob a proteção materna de Maria Mãe de Jesus. O lema "Cum Maria Matre Iesu" ( At. 1, 14 ) se reporta aos Apóstolos que "voltaram a Jerusalém a espera do Espírito Santo, perseverando na Oração" com Maria Mãe de Jesus. A escolha do lema quer ser homenagem à excelsa Padroeira dos Paraenses, a Virgem de Nazaré, e também testemunho filial a João Paulo II, o Papa que o chamou ao episcopado, e o ordenou Bispo, tendo como lema Pontifício "Totus Tuus".

Insígnias

Chapéu prelatício com quatro fileiras de bordas verdes e douradas e cruz processional com dois cortes envolta no pálio, distintivo do Arcebispo.

Ordenações episcopais

Dom Vicente foi o principal sagrante dos seguintes bispos:

Foi concelebrante da sagração episcopal de:

Bibliografia

  • Guia histórico e catálogo da Arquidiocese de Belém. Belém, 1982. 45 p.
  • Zico, Vicente Joaquim. Escritos pastorais. Belém: Arquidiocese de Belém, 2000. 154 p.

Ligações externas