Pressão parcial: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: hr:Parcijalni tlak
Linha 26: Linha 26:
[[de:Partialdruck]]
[[de:Partialdruck]]
[[en:Partial pressure]]
[[en:Partial pressure]]
[[et:Osarõhk]]
[[es:Presión parcial]]
[[eo:Parta premo]]
[[eo:Parta premo]]
[[es:Presión parcial]]
[[et:Osarõhk]]
[[fr:Pression partielle]]
[[fr:Pression partielle]]
[[he:לחץ חלקי]]
[[he:לחץ חלקי]]
[[hr:Parcijalni tlak]]
[[ja:分圧]]
[[lt:Parcialinis slėgis]]
[[lt:Parcialinis slėgis]]
[[nl:Partiële druk]]
[[nl:Partiële druk]]
[[ja:分圧]]
[[no:Partialtrykk]]
[[no:Partialtrykk]]
[[pl:Ciśnienie cząstkowe]]
[[pl:Ciśnienie cząstkowe]]

Revisão das 09h19min de 30 de abril de 2011

Pressão parcial é a pressão que um determinado componente em uma mistura exerce sobre a mistura teste.

Pressão parcial de vapor é a pressão que um dado volume de gás exerce dentro de um recipiente em relação à pressão máxima que ele exerceria se ocupasse todo o seu volume.

Ao se misturar gases diferentes num mesmo recipiente, considera-se que cada gás exerce uma determinada pressão no sistema de modo isolado. Pode-se considerar que a pressão parcial de um gás é a pressão total que ele exerceria se apenas ele estivesse contido no recipiente. Desta forma, a soma das pressões parciais dos gases é a pressão total.

Considerando "P" a pressão total, PA a pressão parcial de um certo gás "A", PB a pressão parcial de um certo gás "B" e "X" a fração molar, temos a seguinte relação:

ou

sendo que a fração molar (X) de um gás é a relação entre o número de mols do gás pelo número de mols da mistura. Exemplo:

ATENÇÃO: Esse método descrito aqui corresponde a lei de Raoult e vale apenas para gases ideais. Para gases reais: em uma mistura o volume molar das substância não é o mesmo que o volume molar do gás ideal (calculado por P.V=n.R.T).

A pressão atmosférica não interfere no resultado do cálculo, pois será constante no que diz respeito a variações de soluto no solvente, por exemplo, não importa o quanto de soluto será adicionado, se a pressão atmosférica for de 1 atm, ela permanecerá constante, mesmo se aquecer a solução, ou realizar qualquer outro procedimento. Portanto, a pressão parcial se relaciona diretamente com a fração molar da substância (quanto maior a fração molar, maior é a pressão parcial).

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.