Bomba injetora: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MastiBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Bot: Removendo: id:Turbocharged Direct Injection
Linha 2: Linha 2:
'''Bomba Injetora''' é um sub-sistema de alimentação dos [[motor diesel|motores diesel]]. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários [[Rover]] é responsável pelo bombeamento de [[óleo]] em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de [[navios]], posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis [[Volkswagen]] TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo [[Bosch]].
'''Bomba Injetora''' é um sub-sistema de alimentação dos [[motor diesel|motores diesel]]. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários [[Rover]] é responsável pelo bombeamento de [[óleo]] em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de [[navios]], posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis [[Volkswagen]] TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo [[Bosch]].


Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível. O sistema é calculado para fornecer alta [[pressão]] de (+2000 [[bar (unidade)|Bar]] ) na agulha do bico (Firad)e assim vencer a [[contrapressão]] do [[oxigénio]] no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o [[êmbolo]] do [[Pistão do motor|pistão]] encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.
Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível. O sistema é calculado para fornecer alta [[pressão]] de (Hoje chega-se a mais de 2000 [[bar (unidade)|Bar]] ) na agulha do bico (Firad)e assim vencer a [[contrapressão]] do [[oxigénio]] no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o [[êmbolo]] do [[Pistão do motor|pistão]] encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.


Vantagens:
Vantagens:
Linha 17: Linha 17:




'''Bomba Injectora''' pode ser bomba injectora em linha, ou bomba injectora rotativa:
'''Bomba Injetora''' pode ser bomba injetora em linha, ou bomba injetora rotativa:


[[Ficheiro:Early Diesel engine, with air-blast injection (Rankin Kennedy, Electrical Installations, Vol III, 1903).jpg|thumb|250px|direita|Esquema de um motor a diesel de [[1903]].]]
[[Ficheiro:Early Diesel engine, with air-blast injection (Rankin Kennedy, Electrical Installations, Vol III, 1903).jpg|thumb|250px|direita|Esquema de um motor a diesel de [[1903]].]]


* '''Bomba injectora em linha''' - destina-se a enviar o gasóleo sob pressão para cada um dos injectores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a aceleração do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento. A bomba injectora é construída por: corpo da bomba com cárter, janela de visita e colector de alimentação. No cárter está o veio de excêntricos (da bomba injectora, que não é o veio de excêntricos do motor), a bomba de alimentação e os impulsores. Na janela de visita está a régua cremalheira e os elementos de bomba que são constituídos por cilindro, êmbolo e camisa com sector dentado. No colector de alimentação estão as válvulas de retenção e no extremo da régua cremalheira está o regulador automático de velocidade.
* '''Bomba injetora em linha''' - destina-se a enviar o gasóleo sob pressão para cada um dos injectores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a aceleração do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento. A bomba injetora é construída por: corpo da bomba com cárter, janela de visita e coletor de alimentação. No cárter está o veio de excêntricos (da bomba injetora, que não é o veio de excêntricos do motor), a bomba de alimentação e os impulsores. Na janela de visita está a régua cremalheira e os elementos de bomba que são constituídos por cilindro, êmbolo e camisa com setor dentado. No coletor de alimentação estão as válvulas de retenção e no extremo da régua cremalheira está o regulador automático de velocidade.


* '''Bombas de injecção rotativas''' - permite um rápido funcionamento e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha, pelo que são geralmente utilizadas nos motores Diesel rápidos para automóveis ligeiros. A distribuição do gasóleo efectua-se a partir de êmbolos de movimento alternado que distribuem o gasóleo para cada um dos injectores do motor através de um distribuidor. Durante o funcionamento, todas as suas peças são lubrificadas pelo próprio gasóleo que segue para os injectores, não necessitando de qualquer sistema de lubrificação suplementar. A distribuição do gasóleo é feita pela deslocação dos dois êmbolos opostos, situados numa sede disposta transversalmente no interior do elemento fixo que é a cabeça hidráulica. Este conjunto do rotor e a cabeça hidráulica constituem o distribuidor da bomba. Os êmbolos opostos são accionados pelos excêntricos que estão no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. normalmente no alojamento do corpo da bomba existe o número de excêntricos igual ao número de cilindros do motor. quando no movimento do rotor os êmbolos opostos são accionados pelos excêntricos, enviam o gasóleo sob alta pressão para os canais que fazem parte do distribuidor que coincidem nos intervalos bem definidos com orifícios existentes na cabeça hidráulica para alimentar cada um dos injectores.
* '''Bombas de injeção rotativas''' - permite um rápido funcionamento e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha, são geralmente utilizadas nos motores Diesel de baixa potência específica e para automóveis, que são aplicações com baixa solicitação de uso, pois as bombas injetoras rotativas possuem capacidade volumetrica de injeção menor que as bombas em linha. A distribuição do combustível efetua-se a partir de êmbolos de movimento alternado que distribuem o combustível para cada um dos injetores do motor através de um distribuidor. Durante o funcionamento, todas as suas peças são lubrificadas pelo próprio combustível que segue para os injetores, não necessitando de qualquer sistema de lubrificação suplementar. A distribuição do combustível é feita pela deslocação dos dois êmbolos opostos, situados numa sede disposta transversalmente no interior do elemento fixo que é a cabeça hidráulica. Este conjunto do rotor e a cabeça hidráulica constituem o distribuidor da bomba. Os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos que estão no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. normalmente no alojamento do corpo da bomba existe o número de excêntricos igual ao número de cilindros do motor. Quando no movimento do rotor os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos, enviam o combustível sob alta pressão para os canais que fazem parte do distribuidor que coincidem nos intervalos bem definidos com orifícios existentes na cabeça hidráulica para alimentar cada um dos injetores.


==Ver também==
==Ver também==

Revisão das 14h32min de 25 de maio de 2011

Injetor do tipo rotativo.

Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis Volkswagen TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo Bosch.

Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível. O sistema é calculado para fornecer alta pressão de (Hoje chega-se a mais de 2000 Bar ) na agulha do bico (Firad)e assim vencer a contrapressão do oxigénio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o êmbolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.

Vantagens:

  • um comportamento mais desportivo para o motor diesel
  • arranque instantâneo
  • muito baixo consumo, mesmo comparado com o common-rail

Desvantagens:

  • menor rendimento que o sistema comon-rail
  • maior ruído de funcionamento
  • mais poluente que os common-rail


Bomba Injetora pode ser bomba injetora em linha, ou bomba injetora rotativa:

Esquema de um motor a diesel de 1903.
  • Bomba injetora em linha - destina-se a enviar o gasóleo sob pressão para cada um dos injectores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a aceleração do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento. A bomba injetora é construída por: corpo da bomba com cárter, janela de visita e coletor de alimentação. No cárter está o veio de excêntricos (da bomba injetora, que não é o veio de excêntricos do motor), a bomba de alimentação e os impulsores. Na janela de visita está a régua cremalheira e os elementos de bomba que são constituídos por cilindro, êmbolo e camisa com setor dentado. No coletor de alimentação estão as válvulas de retenção e no extremo da régua cremalheira está o regulador automático de velocidade.
  • Bombas de injeção rotativas - permite um rápido funcionamento e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha, são geralmente utilizadas nos motores Diesel de baixa potência específica e para automóveis, que são aplicações com baixa solicitação de uso, pois as bombas injetoras rotativas possuem capacidade volumetrica de injeção menor que as bombas em linha. A distribuição do combustível efetua-se a partir de êmbolos de movimento alternado que distribuem o combustível para cada um dos injetores do motor através de um distribuidor. Durante o funcionamento, todas as suas peças são lubrificadas pelo próprio combustível que segue para os injetores, não necessitando de qualquer sistema de lubrificação suplementar. A distribuição do combustível é feita pela deslocação dos dois êmbolos opostos, situados numa sede disposta transversalmente no interior do elemento fixo que é a cabeça hidráulica. Este conjunto do rotor e a cabeça hidráulica constituem o distribuidor da bomba. Os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos que estão no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. normalmente no alojamento do corpo da bomba existe o número de excêntricos igual ao número de cilindros do motor. Quando no movimento do rotor os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos, enviam o combustível sob alta pressão para os canais que fazem parte do distribuidor que coincidem nos intervalos bem definidos com orifícios existentes na cabeça hidráulica para alimentar cada um dos injetores.

Ver também

Ligações Externas

Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.