Variedade (biologia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: az:Müxtəliflik (botanika)
Gunnex (discussão | contribs)
m +corr {{PT}} spam predef
Linha 6: Linha 6:
A atribuição do nome de uma variedade é feita em conformidade com o estabelecido no ''[[Código Internacional de Nomenclatura Botânica]]'' (mais conhecido pela sua sigla inglesa ''[[ICBN]]'').
A atribuição do nome de uma variedade é feita em conformidade com o estabelecido no ''[[Código Internacional de Nomenclatura Botânica]]'' (mais conhecido pela sua sigla inglesa ''[[ICBN]]'').


A variedade é o nome escrito em letras minúsculas, em itálico ou sublinhado, e precedido pela abreviatura var. Por exemplo, [[Ximenia americana]] é a [[nomenclatura binomial]] para [[espécie]], enquanto [[Ximenia americana var. inermis]] é a variedade sem espinhos. Também no lugar de '''var.''' pode ser utilizado '''ssp.''' (subspecie).
A variedade é o nome escrito em letras minúsculas, em itálico ou sublinhado, e precedido pela abreviatura var. Por exemplo, [[Ximenia americana]] é a [[nomenclatura binomial]] para [[espécie]], enquanto [[Ximenia americana var. inermis]] é a variedade sem espinhos. Também no lugar de ''var.'' pode ser utilizado ''ssp.'' (subspecie).


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
Linha 14: Linha 14:


{{Ref-section}}
{{Ref-section}}
*[[Centro de Estudos e de Pesquisas|CEP]] (2001). '''Catálogo da Coleção Botânica do CEP'''. São Paulo: [[editora HMP]] {{PT}}
*[[Centro de Estudos e de Pesquisas|CEP]] (2001). Catálogo da Coleção Botânica do CEP. São Paulo: editora HMP


{{esboço-biologia}}
{{esboço-biologia}}

Revisão das 12h19min de 2 de junho de 2011

Quaresmeira vulgar, de flores roxas, e uma sua vaiedade cultivada, chamada 'Kathleen', de flores rosa.

Em taxonomia, variedade é um escalão taxonómico inferior à espécie. Um grupo de organismos vivos pertencentes à mesma variedade apresentam características em comum que as diferenciam, em um determinado genótipo ou fenótipo, de outras variedades da mesma espécie, mas não apresentam diferenças significativas em relação a um outro grupo de organismos com os quais compartilham muitas características e com os quais conseguem reproduzir-se livremente.


Nomenclatura

A atribuição do nome de uma variedade é feita em conformidade com o estabelecido no Código Internacional de Nomenclatura Botânica (mais conhecido pela sua sigla inglesa ICBN).

A variedade é o nome escrito em letras minúsculas, em itálico ou sublinhado, e precedido pela abreviatura var. Por exemplo, Ximenia americana é a nomenclatura binomial para espécie, enquanto Ximenia americana var. inermis é a variedade sem espinhos. Também no lugar de var. pode ser utilizado ssp. (subspecie).

Ver também

Referências

  • CEP (2001). Catálogo da Coleção Botânica do CEP. São Paulo: editora HMP
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.