Charles Fabry: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: ru:Фабри, Шарль
Ariel C.M.K. (discussão | contribs)
Linha 29: Linha 29:
'''Maurice Paul Auguste Charles Fabry''' ([[Marselha]], [[11 de junho]] de [[1867]] — [[Paris]], [[11 de dezembro]] de [[1945]]) foi um [[Física|físico]] [[França|francês]].
'''Maurice Paul Auguste Charles Fabry''' ([[Marselha]], [[11 de junho]] de [[1867]] — [[Paris]], [[11 de dezembro]] de [[1945]]) foi um [[Física|físico]] [[França|francês]].


Sua mais significativa invenção, feita em trabalho conjunto com seu colega de pesquisas de longos anos [[Alfred Perot]], foi o [[interferômetro de Fabry-Perot]], construido em 1897. Charles Fabry e [[Henri Buisson]] são reconhecidos como os descobridores [[ozonosfera]], por terem mediante medições espectroscópicas de [[radiação ultravioleta]] provado pela primeira vez a presença de [[ozônio]] em altas camadas atmosféricas.
Sua mais significativa invenção, feita em trabalho conjunto com seu colega de pesquisas de longos anos [[Alfred Perot]], foi o [[interferômetro de Fabry-Perot]], construído em 1897. Charles Fabry e [[Henri Buisson]] são reconhecidos como os descobridores [[ozonosfera]], por terem mediante medições espectroscópicas de [[radiação ultravioleta]] provado pela primeira vez a presença de [[ozônio]] em altas camadas atmosféricas.


==Bibliografia==
==Bibliografia==

Revisão das 01h08min de 26 de junho de 2011

Charles Fabry
Charles Fabry
Nascimento 11 de junho de 1867
Marselha
Morte 11 de dezembro de 1945 (78 anos)
Paris
Nacionalidade França Francês
Prêmios Medalha Rumford (1918), Medalha Henry Draper (1919), Medalha Franklin (1921)
Campo(s) Física

Maurice Paul Auguste Charles Fabry (Marselha, 11 de junho de 1867Paris, 11 de dezembro de 1945) foi um físico francês.

Sua mais significativa invenção, feita em trabalho conjunto com seu colega de pesquisas de longos anos Alfred Perot, foi o interferômetro de Fabry-Perot, construído em 1897. Charles Fabry e Henri Buisson são reconhecidos como os descobridores ozonosfera, por terem mediante medições espectroscópicas de radiação ultravioleta provado pela primeira vez a presença de ozônio em altas camadas atmosféricas.

Bibliografia

Ligações externas


Precedido por
William Henry Bragg
Medalha Rumford
1918
com Alfred Perot
Sucedido por
John William Strutt


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.