Bernard Kouchner: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Removendo: rw:Bernard Kouchner
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: be:Бернар Кушнер
Linha 35: Linha 35:
[[ar:برنار كوشنار]]
[[ar:برنار كوشنار]]
[[az:Bernar Kuşner]]
[[az:Bernar Kuşner]]
[[be:Бернар Кушнер]]
[[bg:Бернар Кушнер]]
[[bg:Бернар Кушнер]]
[[br:Bernard Kouchner]]
[[br:Bernard Kouchner]]

Revisão das 13h31min de 5 de julho de 2011

Bernard Kouchner.

Bernard Kouchner, (1 de novembro de 1939, Avignon) é um médico e político francês. Ele foi co-fundador de Médicos Sem Fronteiras (MSF) e de Médicos do Mundo. Kouchner é o atual ministro das Relações Exteriores e Européias da República Francesa.

Kouchner teve uma formação de gastroenterologia.

Militou primeiramente no Partido Comunista Francês, de onde foi excluído em 1966. Partiu então como médico pela Cruz vermelha ao Biafra em 1968. Fundou "Médicos sem Fronteiras" em 1971, depois "Médicos do Mundo" em 1980, em consequência de uma divergência de opinião com a direção de MSF.

Bernard Kouchner fez campanha junto das instituições internacionais pelo reconhecimento da ingerência humanitária. No início de 2003, foi favorável à intervenção dos Estados Unidos no Iraque, afirmando que a ingerência contra as ditaduras deveria ser global.

Exerceu missões ao serviço das Nações Unidas (ONU) como representante do Secretário Geral Kofi Annan no Kosovo, 1999-2001, após Sérgio Vieira de Mello, de quem era amigo pessoal.

Publicou várias obras, entre as quais "Deus e os homens" (Dieu et les hommes), em colaboração com o abbé Pierre, fundador da comunidade Movimento Emaús.

Mandatos políticos

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bernard Kouchner