Ctesifonte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: sh:Ktesifon
Linha 21: Linha 21:
[[ar:قطيسفون]]
[[ar:قطيسفون]]
[[arc:ܩܛܝܣܦܘܢ]]
[[arc:ܩܛܝܣܦܘܢ]]
[[bg:Ктезифон]]
[[bg:Ктесифон]]
[[ca:Ctesifont]]
[[ca:Ctesifont]]
[[cs:Ktésifón]]
[[cs:Ktésifón]]

Revisão das 14h46min de 5 de julho de 2011

Ruínas de Ctesifonte (Arco de Ctesifonte), em foto de 1921.

Ctesifonte foi uma das grandes cidades da Mesopotâmia e a capital do Império Arsácida e de seu sucessor, o Império Sassânida, por mais de 800 anos, localizada no antigo reino da Pérsia. Acredita-se que tenha sido a maior cidade de seu tempo, entre 570 a 630. Sua primeira menção é no Livro de Esdras, no Velho Testamento. Ctesifonte estava localizada a aproximadamente 20 milhas da moderna Bagdá, Iraque, nas margens do Rio Tigre. Localizava-se também perto de Selêucia, capital do Império Selêucida.

Por causa de sua importância, Ctesifonte era um grande objetivo militar para os líderes do Império Romano em suas guerras no oriente. A cidade foi capturada por Roma e pelo Império Bizantino cinco vezes na história, três vezes apenas durante o século II. Finalmente foi tomada pelos muçulmanos em 637. A cidade entrou rapidamente em declínio, especialmente quando Bagdá se tornou a capital dos Abássidas no século VIII. O local foi cenário de uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.

O arco de Ctesifonte, ou Taq-i-Kisra, é agora tudo o que resta da cidade. O que se vêem são as ruínas do pórtico do palácio. O arco está localizado no que é hoje a cidade iraquiana de Salman Pak, ao sul da capital, Bagdá. O monumento estava em processo de reconstrução por Saddam Hussein nos anos 1980, quando a asa norte foi parcialmente reconstruída. Hoje, o governo iraquiano colabora com a Universidade de Chicago para restaurar o local.

O arco foi fotografado por Roald Dahl e a foto publicada em suas memórias.

Ver também