Nellie Bly: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
YurikBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: pl:Nellie Bly
m Bot: Adicionando: id:Nellie Bly
Linha 38: Linha 38:
[[fr:Nellie Bly]]
[[fr:Nellie Bly]]
[[he:נלי בליי]]
[[he:נלי בליי]]
[[id:Nellie Bly]]
[[it:Nellie Bly]]
[[it:Nellie Bly]]
[[ja:ネリー・ブライ]]
[[ja:ネリー・ブライ]]

Revisão das 12h00min de 17 de julho de 2006

Nellie Bly

Elizabeth Jane Cochran, mais conhecida pelo pseudônimo Nellie Bly (Cochran's Mills, Pensilvânia, 5 de maio de 1864 --- Nova York, Nova York, 27 de Janeiro de 1922), foi uma jornalista americana, pioneira das reportagens investigativas.

Sua carreira começou com uma carta revoltada, que ela mandou ao editor de uma coluna sexista do jornal Pittsburgh Dispatch. A qualidade desta carta levou o editor a pedir a Cochran, que estava procurando emprego, que se tornasse repórter desse jornal. O editor também criou o pseudônimo Nelly Bly, vindo do nome de uma canção popular de Stephen Foster.

Bly escreveu vários artigos invstigativos antes de ser relegada à seção feminina do jornal. Então, ela deixou o Dispatch e foi para Nova York, onde conseguiu trabalho no New York World, o jornal sensacionalista de Joseph Pulitzer (criador do Prémio Pulitzer). Seu primeiro trabalho foi sobre o Sanatório de Mulheres na Ilha Blackwell, no qual se expôs às mesmas condições inumanas das pacientes do local. Sua marca registrada, a partir daí, seriam os disfarces e espionagens para conseguir furos de reportagem.

Em 1888, O New York World decidiu mandar um repórter numa viagem ao redor do mundo, como no livro "A volta ao mundo em oitenta dias" de Júlio Verne. Nellie Bly foi escolhida para essa viagem, que partiria de Hoboken, Nova Jersey em 14 de novembro de 1889.

Depois de 72 dias, 6 horas, 11 minutos e 14 segundos após sua partida, em 25 de janeiro de 1890, Nellie chegou a Nova York, realizando a volta ao mundo mais rápida até então, recorde esse que seria quebrado alguns meses mais tarde por George Francis Train, que completou a viagem em 62 dias.

Na sua viagem ao redor do mundo, ela visitou não só a Inglaterra, Japão, China e Hong Kong como no livro, mas também Brindisi (o lar de Júlio Verne), Colombo e San Francisco. Ela também foi a primeira mulher a viajar ao redor do mundo sem a companhia de um homem, se tornando um modelo para as mulheres da época.

Ficheiro:NellieBlyStamp37.JPG
Selo de Neliie Bly

Nellie Bly casou-se com o milionário Robert Seaman em 1895, e se aposentou por um tempo. Com a morte de seu marido em 1904, ela passou a controlar seus negócios. Mais tarde, ela voltaria a fazer reportagens, cobrindo uma convenção de femininstas em 1913 e a Primeira Guerra Mundial do front oriental da Europa.

Elizabeth Cochrane morreu de pneumonia aos 57 anos de idade.

Há um pequeno parque de diversões no Brooklyn, Nova York com o seu nome, baseado no tema da Volta ao Mundo em 80 dias.


Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nellie Bly