Liga Céltica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
YurikBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nl:Celtic League
Linha 87: Linha 87:
[[gd:Comann Ceilteach]]
[[gd:Comann Ceilteach]]
[[kw:Kesunyans Keltek]]
[[kw:Kesunyans Keltek]]
[[nl:Celtic League]]
[[simple:Celtic League]]
[[simple:Celtic League]]

Revisão das 05h20min de 18 de julho de 2006

Predefinição:Emtraducao2


A liga céltica é uma organização política e cultural nas nações célticas modernas de Irlanda, Escócia, País de Gales, Bretanha, Cornuália e Ilha de Man.

O alvo fundamental da liga céltica é contribuir, como uma organização internacional, aos esforços das seis nações celtic para fixar ou ganhar sua liberdade política, cultural, social e econômica. Isto inclui:

  • "promovendo a cooperação entre povos celtic."
  • "desenvolvendo o consciousness do relacionamento e do solidarity especiais entre eles."
  • "fazendo nossos esforços e realizações do nacional melhor sabido no exterior."
  • "fazendo campanha para uma associação formal de nações celtic para ocorrer uma vez que duas ou mais delas conseguiram o self-government."
  • "advogando o uso dos recursos nacionais de cada um dos países celtic para o benefício de todos seus povos."
  • "cada nação celtic é condicionada por um history diferente e assim que nós não devemos esperar a uniformidade do pensamento, mas permitimos preferivelmente que a diversidade expresse-se dentro da liga céltica. Nesta maneira, nós podemos mais melhor reconhecer aquelas áreas de cooperação possível e eventualmente formular uma política comum detalhada. Com este nós podemos trabalhar para fora de que tipo das relações entre nossas comunidades as permitirá de apreciar freedoms e liberdades no indivíduo e no nível de comunidade." Ou seja a liga céltica aponta trazer junto os vários movimentos da independência destes seis países. Frequentemente a língua e as organizações cultural fazem uma parte. Há alguma variação na compreensão destes alvos, que varia das reuniões gerais, a um federation real ao longo das linhas do conselho nordic Fazem campanha também para o reunification de Ireland, e o retorno Loire-Atlantique do departamento a Brittany.

Ramificações

As seis filiais principais são consultadas geralmente pelo nome do país na língua celtic local; para o exemplo, Ireland é sabido como ' ' o de Éire, Scotland como ' ' o alba, wales como ' ' o de Cymru, Brittany como ' ' o de Breizh, Cornwall como ' ' o de Kernow e isle do homem como ' ' Mannin ' '. Há também uma filial internacional, e outra baseada nos EUA e na Londres. Usou-se estar uma filial dentro bretão do cape, Canadá, onde gaelic scottish uma comunidade faladora pequena existe ainda.

Objetivos

A liga céltica publica um compartimento trimestral chamado carn para destacar e mais mais estes alvos. Os artigos são produzidos nos seis que vivem as línguas celtic (que incluem Manx de Manx e Cornish cornish) e inglês. A tampa do compartimento é uma respresentação map-like dos seis países celtic com seus nomes ao lado deles. No passado, os artigos publicaram-se em francês também. Amongst os contribuinte, Sorley MacLean são notável, mas a qualidade e a exatidão dos artigos são altamente variáveis. A filial americana imprime seu próprio boletim de notícias trimestral, ' ' seis nações, um da alma, que fornece notícias de atividades e de eventos da filial dentro das comunidades celtic nos estados unidos, publica letras dos membros, e revisões dos livros e gravações do interesse celtic. Cada uma das filiais publicou seus próprios compartimentos do tempo ao tempo, mas poucos foram muito longos vividos.

Breve história

Fundado dentro 1961, a liga céltica atual cresceu fora de vário outras organizações Bandeja-pan-Celtic, particularmente congress celtic, mas com uma ênfase mais política. Previamente, os gostos de Hugh MacDiarmid e os outros tinham sugerido algo ao longo das mesmas linhas. A liga céltica, a filial americana (CLAB) foi fundada dentro New York City dentro 1974. Faz partes pequenas em AGMs.

Dentre as controvérsias ocasionais, o mais notável de qual foi o status Galicia e a Astúrias como nações celtic. O consenso geral na organização é que não são nações celtic como esta'n, desde que não têm nenhuma vida língua celtic do seus próprios. Em um ponto, a tampa ' ' de incluído uniforme do compartimento do do carn ele no mapa. Em umas épocas mais recentes, alguns sentiram que o general atual Secretária Bernard Moffat enfatizou demasiadamente o que denomina ' ' de monitoração militar, à custa de mais edições pressionando, tais como a resposta ao devolution em Scotland e em wales, e dando forma a associações entre já áreas de devolved/independent tais como o isle do homem e a república irish. Houve também um determinado clash de interests/conflict com aqueles que querem um federal isles britânicos (que excluiria Brittany) e os aqueles que pensam de que união européia substituiu a idéia (embora o isle do homem não está atualmente no EU).

Alguns dos membros passados e atuais mais notáveis da liga céltica foram Plaid Cymru luminary Gwynfor Evans, o historian e o escritor Peter Berresford Ellis e Winnie Ewing do partido nacional scottish.

Ambos o Reino Unido e França eram tradicional estados mais assim muito centralizados, mas France. Os seguintes países celtic têm algum grau de autonomia, embora Ireland seja dividido ainda em duas porções

Há também uma campanha para um conjunto cornish, embora atualmente olhe como se o governo britânico o incorporará em um conjunto inglês ocidental sul. Assim três dos países estão completamente dentro do Reino Unido, um parcialmente, e outra é uma dependência britânica. Brittany é a parte do estado francês, e não tem nenhuma autonomia. == variado do == AGMs é girado em torno das seis nações. A liga céltica não deve ser confundida com a organização similar, congress celtic, que tende a ser apolitical.


Ligações externas