Cartucho egípcio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JLCA (discussão | contribs)
 
Nuno Tavares (discussão | contribs)
m
Linha 2: Linha 2:
Uma '''cartela''' é um [[símbolo]] com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um [[faraó|rei]] do [[Antigo Egipto]].
Uma '''cartela''' é um [[símbolo]] com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um [[faraó|rei]] do [[Antigo Egipto]].


Em [[língua portuguesa|português]] é comum encontrar a designação "cartucho", mas este termo é considerado egiptólogos lusófonos como uma tradução incorrecta do [[língua francesa|francês]] "cartouche", termo cunhado pelos soldados de [[Napoleão Bonaparte]] na época da invasão ao [[Egipto]], quando notaram uma semelhança entre as cartelas e os cartuchos das suas [[bala]]s. Na língua egípcia a cartela era designada "chenu".
Em [[língua portuguesa|português]] é comum encontrar a designação "cartucho", mas este termo é considerado pelos egiptólogos lusófonos como uma tradução incorrecta do [[língua francesa|francês]] "cartouche", termo cunhado pelos soldados de [[Napoleão Bonaparte]] na época da invasão ao [[Egipto]], quando notaram uma semelhança entre as cartelas e os cartuchos das suas [[bala]]s. Na [[língua egípcia]] a cartela era designada "chenu".


A partir da V dinastia os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como [[titulatura real egípcia|titulatura]]. Dois destes nomes era escritos em [[hieróglifo]]s no interior das cartelas: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como ''nomen'' ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou ''prenomen'' ou nome do Rei do Alto e do Baixo Egipto).
A partir da [[V dinastia egípcia|V dinastia]] os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como [[titulatura real egípcia|titulatura]]. Dois destes nomes eram escritos em [[hieróglifo]]s no interior das cartelas: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como ''nomen'' ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou ''prenomen'' ou nome do Rei do [[Alto Egipto|Alto]] e do [[Baixo Egipto]]).


As cartelas derivam do círculo chen, que simbolizava o sol e a eternidade. Surgem pela primeira vez na época da [[IV dinastia egípcia]].
As cartelas derivam do círculo ''chen'', que simbolizava o [[Sol]] e a [[Eternidade]]. Surgem pela primeira vez na época da [[IV dinastia egípcia]].


Os [[sarcófago]]s e as câmaras funerárias do tempo da [[XVIII dinastia egípcia]] reproduziam a forma de uma cartela. Simbolicamente procurava-se proteger o corpo do rei com este símbolo.
Os [[sarcófago]]s e as câmaras funerárias do tempo da [[XVIII dinastia egípcia]] reproduziam a forma de uma cartela. Simbolicamente procurava-se proteger o corpo do rei com este símbolo.


No tempo de [[Akhenaton]], o cartucho também foi usado para se inscrever o nome do deus [[Aton]]. A partir da XXI dinastia as mulheres que ocuparam o cargo de Adoradora divina de Amon também tiveram direito a colocar o seu nome de coroação numa cartela. A sua forma serviu igualmente como inspiração para objectos como anéis ou caixas. Existiram também cartelas nas quais se inscreviam os nomes de reis e de cidades derrotados pelos Egípcios.
No tempo de [[Akhenaton]], o cartucho também foi usado para se inscrever o nome do [[mitologia egípcia|deus]] [[Aton]]. A partir da [[XXI dinasti egípcia|XXI dinastia]] as mulheres que ocuparam o cargo de Adoradora divina de [[Amon]] também tiveram direito a colocar o seu nome de coroação numa cartela. A sua forma serviu igualmente como inspiração para objectos como [[Anel (ourivesaria)|anéis]] ou caixas. Existiram também cartelas nas quais se inscreviam os nomes de reis e de cidades derrotados pelos Egípcios.





Revisão das 15h01min de 18 de julho de 2006

Cartelas de Tutankhamon; à esquerda o nome de nascimento e à direita o nome de coroação

Uma cartela é um símbolo com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um rei do Antigo Egipto.

Em português é comum encontrar a designação "cartucho", mas este termo é considerado pelos egiptólogos lusófonos como uma tradução incorrecta do francês "cartouche", termo cunhado pelos soldados de Napoleão Bonaparte na época da invasão ao Egipto, quando notaram uma semelhança entre as cartelas e os cartuchos das suas balas. Na língua egípcia a cartela era designada "chenu".

A partir da V dinastia os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como titulatura. Dois destes nomes eram escritos em hieróglifos no interior das cartelas: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como nomen ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou prenomen ou nome do Rei do Alto e do Baixo Egipto).

As cartelas derivam do círculo chen, que simbolizava o Sol e a Eternidade. Surgem pela primeira vez na época da IV dinastia egípcia.

Os sarcófagos e as câmaras funerárias do tempo da XVIII dinastia egípcia reproduziam a forma de uma cartela. Simbolicamente procurava-se proteger o corpo do rei com este símbolo.

No tempo de Akhenaton, o cartucho também foi usado para se inscrever o nome do deus Aton. A partir da XXI dinastia as mulheres que ocuparam o cargo de Adoradora divina de Amon também tiveram direito a colocar o seu nome de coroação numa cartela. A sua forma serviu igualmente como inspiração para objectos como anéis ou caixas. Existiram também cartelas nas quais se inscreviam os nomes de reis e de cidades derrotados pelos Egípcios.