John Griggs: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''John Griggs''', também conhecido como João Grandão, foi um [[mercenário]] norte-americano que participou da [[Revolução Farroupilha]] contratado pelos [[farrapos]].
'''John Griggs''', também conhecido como João Grandão, foi um [[mercenário]] norte-americano que participou da [[Revolução Farroupilha]], contratado pelos [[farrapos]].


Conduziu o lanchão [[Seival]], no seu trajeto lacustre desde a [[lagoa dos Patos]] até a , então, vila de [[Laguna]].
Conduziu o lanchão [[Seival]], no seu trajeto lacustre desde a [[lagoa dos Patos]] até a ,então, vila de [[Laguna]].


Era marinheiro de grande habilidade , o que era exigido na tarefa: a Lagoa dos Patos embora ampla, é rasa , com muitos bancos de areia. Este obstáculo natural, contornado por Griggs, impediu a perseguição mais efetiva por embarcações maiores da marinha imperial, que guardava o porto de Rio Grande.
Era marinheiro de grande habilidade, o que era exigido na tarefa: a lagoa dos Patos, embora ampla, é rasa, com muitos bancos de areia. Este obstáculo natural, contornado por Griggs, impediu a perseguição mais efetiva por embarcações maiores da marinha imperial, que guardava o [[porto de Rio Grande]].


O naufrágio na foz do [[rio Araranguá]] do Farroupilha , o outro lanchão que o acompanhava, conduzido por [[Giuseppe Garibaldi]], fez com que Garibaldi passasse ao Seival e assumisse o comando no ataque a Laguna.
O naufrágio do Farroupilha na foz do [[rio Araranguá]], o outro lanchão que o acompanhava, conduzido por [[Giuseppe Garibaldi]], fez com que Garibaldi passasse ao Seival e assumisse o comando no ataque a Laguna.


Morreu no combate de Laguna em [[15 de novembro]] de [[1839]].
Morreu no combate de Laguna em [[15 de novembro]] de [[1839]].
Linha 15: Linha 15:


{{sem imagem}}
{{sem imagem}}
{{semiw}}


[[Categoria:Pessoas da Revolução Farroupilha]]
[[Categoria:Pessoas da Revolução Farroupilha]]

Revisão das 11h19min de 19 de julho de 2011

John Griggs, também conhecido como João Grandão, foi um mercenário norte-americano que participou da Revolução Farroupilha, contratado pelos farrapos.

Conduziu o lanchão Seival, no seu trajeto lacustre desde a lagoa dos Patos até a ,então, vila de Laguna.

Era marinheiro de grande habilidade, o que era exigido na tarefa: a lagoa dos Patos, embora ampla, é rasa, com muitos bancos de areia. Este obstáculo natural, contornado por Griggs, impediu a perseguição mais efetiva por embarcações maiores da marinha imperial, que guardava o porto de Rio Grande.

O naufrágio do Farroupilha na foz do rio Araranguá, o outro lanchão que o acompanhava, conduzido por Giuseppe Garibaldi, fez com que Garibaldi passasse ao Seival e assumisse o comando no ataque a Laguna.

Morreu no combate de Laguna em 15 de novembro de 1839.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.