Diferenças entre edições de "Koichi Wakata"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
12 bytes removidos ,  17h10min de 23 de julho de 2011
m
-link de mês
m (r2.6.4) (Bot: Modificando: pl:Kōichi Wakata)
m (-link de mês)
{{Info astronauta/Astronauta
|nome = Koichi Wakata
|imagem = Koichi wakata.jpg
Formado em [[matemática]], [[engenharia aeronáutica]] e [[engenharia aeroespacial]], trabalhou como engenheiro de estruturas na [[Japan Airlines]], até ser selecionado como astronauta-candidato pela NASDA (Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão) – hoje [[JAXA]] (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão ou ''Dokuritsu-gyōsei-hōjin Uchū Kōkū Kenkyū Kaihatsu Kikō'', no original – em [[1992]], sendo enviado para treinamento no [[Centro Espacial Lyndon Johnson]], da [[NASA]].
 
Foi ao espaço pela primeira vez em [[janeiro]] de [[1996]], como primeiro [[especialista de missão]] japonês, na [[STS-72]] [[Endeavour]], uma missão que recapturou no espaço um [[satélite]] japonês lançado dez meses antes e avaliou em órbita procedimentos e equipamentos a serem utilizados na construção da [[Estação Espacial Internacional]].
 
Sua segunda viagem foi em [[outubro]] de [[2000]], na [[STS-92]] [[Discovery]], que preparou as instalações da ISS para a utilização das expedições a serem realizadas à estação. Em dezembro do mesmo ano, foi destacado para a função de astronauta instrutor em robótica da [[NASA]].
 
Em [[julho]] de [[2006]], Wakata foi o comandante da décima missão [[NEEMO]], uma expedição submarina de sete dias, realizada por astronautas no [[laboratório Aquarius]], submerso na [[costa]] da [[Flórida]]. No mês seguinte, foi enviado à [[Cidade das Estrelas]], na [[Rússia]], para treinamento como [[engenheiro de vôo]] nas naves [[Soyuz]], em preparação para missões de longa duração na ISS.
 
Ele foi designado para participar da [[Expedição 18]] à ISS, que teve início em fins de 2008 e estendeu-se aos primeiros meses de 2009, fase na qual ele foi um residente da estação. Subiu à órbita junto com a tripulação da [[STS-119]] [[Discovery]], em [[15 de março]] de [[2009]], sendo o primeiro japonês a tomar parte numa missão espacial de longa duração, e retornou à [[Terra]] em [[31 de julho]], junto com a tripulação da [[STS-127]] [[Endeavour]].
94 507

edições

Menu de navegação