Vibrafone: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
tirando ver também pra colocar predef, com links relacionados
Amirobot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: eo:Vibrafono
Linha 20: Linha 20:
[[de:Vibraphon]]
[[de:Vibraphon]]
[[en:Vibraphone]]
[[en:Vibraphone]]
[[eo:Vibrafono]]
[[es:Vibráfono]]
[[es:Vibráfono]]
[[et:Vibrafon]]
[[et:Vibrafon]]

Revisão das 07h41min de 26 de julho de 2011

um vibrafone

O vibrafone é um instrumento musical inventado no século XX. É um idiofone composto de diversas teclas de metal com altura definida, montadas em um suporte sobre tubos que servem para amplificar seu som e também agem como ressonadores. É utilizado principalmente no jazz, aparecendo também em diversos outros géneros populares e também na música erudita.

Execução

O vibrafone é tocado por percussão com baquetas. O vibrafonista pode utilizar de duas a seis baquetas revestidas de lã ou feltro para produzir melodias e acordes. O nome vibrafone deriva do seu mecanismo de funcionamento. Embaixo de cada tecla há um ressonador, um tubo metálico oco sintonizado para a freqüência de cada nota, com um disco de diâmetro um pouco menor que o do próprio tubo em seu topo. Os discos de cada tubo estão conectados a um eixo e podem girar movidos por um motor elétrico. Quando o motor é ligado e uma tecla é soada, as notas apresentam um efeito de tremolo, causado pela abertura e fechamento rápido dos tubos pelos discos que giram. O músico pode variar a velocidade de rotação, controlando o efeito de tremolo. Com o motor desligado, os tubos ficam abertos e o vibrafone apresenta um som semelhante ao de um sino.

Sua origem não é muito precisa, embora muitos atribuam suas raízes à música asiática, assim como o xilofone. Já a marimba atual é originária da África e da América Central.

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.