João, o Orfanotrofo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: '''João, o Eunuco''' ({{lang-el|{{politônico|Ἰωάννης ὁ Ὀρφανοτρόφος}}}}, "guardião dos orfãos"), também conhecido como '''Orfanotropos''',...
(Sem diferenças)

Revisão das 01h28min de 1 de agosto de 2011

João, o Eunuco (em grego: Ἰωάννης ὁ Ὀρφανοτρόφος, "guardião dos orfãos"), também conhecido como Orfanotropos, foi o líder entre os eunucos da corte (parakoimomenos) durante o reinado do imperador bizantino Romano III Argiro (1028 - 1034).

Biografia

Incapaz de ter filhos, ele buscou fundar uma dinastia para sua família através de seu irmão, Miguel. Com este objetivo, ele o apresentou para a imperatriz reinante Zoe. Logo os dois se tornaram amantes e um plano foi feito para assassinar o marido reinante de Zoe. Romano foi assassinado no banho no dia 11 de abril (que era a Sexta-feira Santa) de 1034 d.C. e Miguel se tornou o imperador Miguel IV Paflagônio.

João continuou a controlar a administração e as indicações para cargos oficiais durante o reinado de seu irmão. Ele também fez de seu cunhado Estêvão um almirante e o colocou a cargo da frota que levaria Jorge Maniaces e seu exército para a Sicília em 1038. Conforme a epilepsia de Miguel piorava, o controle de João sobre a estrutura de poder aumentava.

Após as desastrosas deserções dos normandos, salernitanos e varangianos do exército de Maniaces, João o reconvocou e indicou Miguel Doukeianos catepão da Itália.

O eunuco convenceu a imperatriz a adotar o filho de Estêvão, Miguel, como seu filho, assegurando assim a continuação da linhagem paflagôniana. Logo Miguel IV estaria morto e Miguel V Calafate o sucedeu. Porém, tão logo o seu controle sobre o trono imperial pareceu mais firme, ele foi exilado por seu sobrinho ingrato. Em 1043, ele foi cegado pelo patriarca de Constantinopla Miguel Cerulário e morreu após cair e ser pisoteado por um jumento.