Détente: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gunnex (discussão | contribs)
rv WikitanvirBot -trad. automática de um fonte desconhecida (VDA)
Gunnex (discussão | contribs)
m +corr frwiki
Linha 17: Linha 17:
[[es:Détente]]
[[es:Détente]]
[[fi:Liennytys]]
[[fi:Liennytys]]
[[fr:Détente (Guerre froide)]]
[[fr:Détente (guerre froide)]]
[[he:דטאנט]]
[[he:דטאנט]]
[[hr:Detant]]
[[hr:Detant]]

Revisão das 12h23min de 12 de agosto de 2011

Détente é uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento. O termo tem sido usado em política internacional desde a década de 1970. De uma maneira geral, o termo pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que entretinham anteriormente um relacionamento hostil sem no entanto estarem em um estado de guerra declarada passam a restabelecer relações diplomáticas e culturais, apaziguando seu relacionamento e diminuindo o risco de conflito declarado.

O termo é mais freqüentemente utilizado em referência à redução geral de tensão entre a União Soviética e os Estados Unidos da América durante a Guerra Fria, ocorrido no final da década de 1960 (após a Crise dos mísseis de Cuba) até o início dos anos 1980. A détente avançou paulatinamente até os Encontros de Cúpula de Reykjavík, em 1986, e de Washington (Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty), em (1987), quando Ronald Reagan e Gorbatchev assinaram o fim da Guerra Fria. Há, todavia, quem defenda que a Guerra Fria continuou de facto até o colapso e conseqüente dissolução da URSS em 1991.

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.