Javier Pérez de Cuéllar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:
'''Javier Pérez de Cuéllar''' ([[Lima]], [[19 de janeiro]] de [[1920]] - ) é um [[diplomata]] e [[político]] [[peru]]ano. Foi [[Secretário-geral das Nações Unidas|secretário-geral]] das [[Nações Unidas]] de [[1982]] a [[1991]].
'''Javier Pérez de Cuéllar''' ([[Lima]], [[19 de janeiro]] de [[1920]] - ) é um [[diplomata]] e [[político]] [[peru]]ano. Foi [[Secretário-geral das Nações Unidas|secretário-geral]] das [[Nações Unidas]] de [[1982]] a [[1991]].


Candidatou-se à [[Lista de presidentes do Peru|presidência do Peru]] em [[1995]], mas foi derrotado por [[Alberto Fujimori]]. Em setembro do ano 2000, logo da fuga do Presidente Alberto Fujimori ao Japão, foi encarregado pelo Presidente em Exercício, Valentin Paniagua, para liderar o Governo de Transição e organizar as eleições, com a dupla função de presidir o Conselho de Ministros, bem como o Ministério dos Assuntos Extrangeiros. No Governo que resultou eleito, aquele do Presidente Alejandro Toledo, foi nomeado como Embaixador em Paris, finalizando as suas funcoes em 2004, mas ficando na França, onde agora reside.
Candidatou-se à [[Lista de presidentes do Peru|presidência do Peru]] em [[1995]], mas foi derrotado por [[Alberto Fujimori]]. Em setembro de 2000, logo após a fuga do Presidente Alberto Fujimori para o Japão, foi encarregado pelo Presidente em Exercício, Valentin Paniagua, para liderar o Governo de Transição e organizar as eleições, com a dupla função de presidir ao Conselho de Ministros, bem como ao Ministério dos Assuntos Extrangeiros. No Governo que resultou das eleições, do Presidente Alejandro Toledo, foi nomeado Embaixador em Paris, terminando a sua carreira política e diplomática em 2004, e ficando em França, onde agora reside.


{{Começa caixa}}
{{Começa caixa}}

Revisão das 14h04min de 15 de agosto de 2011

Javier Pérez de Cuéllar

Javier Pérez de Cuéllar (Lima, 19 de janeiro de 1920 - ) é um diplomata e político peruano. Foi secretário-geral das Nações Unidas de 1982 a 1991.

Candidatou-se à presidência do Peru em 1995, mas foi derrotado por Alberto Fujimori. Em setembro de 2000, logo após a fuga do Presidente Alberto Fujimori para o Japão, foi encarregado pelo Presidente em Exercício, Valentin Paniagua, para liderar o Governo de Transição e organizar as eleições, com a dupla função de presidir ao Conselho de Ministros, bem como ao Ministério dos Assuntos Extrangeiros. No Governo que resultou das eleições, do Presidente Alejandro Toledo, foi nomeado Embaixador em Paris, terminando a sua carreira política e diplomática em 2004, e ficando em França, onde agora reside.

Precedido por
Kurt Waldheim
Secretário-geral das Nações Unidas
19821991
Sucedido por
Boutros Boutros-Ghali
Precedido por
Federico Salas
Primeiro-ministro do Peru
20002001
Sucedido por
Roberto Dañino
Precedido por
Fernando de Trazegnies
Ministro das Relações Exteriores do Peru
20002001
Sucedido por
Diego García-Sayán
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.