Mastreação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pintopc (discussão | contribs)
Back to page!
Pintopc (discussão | contribs)
m ligacões c/ Vela (náutica) depois de mods. neste verbete
Linha 2: Linha 2:


==Velas ou Panos==
==Velas ou Panos==
A classificação de um [[veleiro]] é feita em função do seu ''aparelho'' e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : [[navio redondo|navios redondos]] ou [[navio latino|navios latinos]]. Como exemplo a [[Sagres II]] usa ''Vela redonda'' - de forma quadrangular - enquanto a [[Caravela]] usava ''Vela latina'' - de forma triangular.
A classificação de um [[veleiro]] é feita em função do seu ''aparelho'' e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : navios redondos ou navios latinos. Como exemplo a [[Sagres II]] usa ''[[Vela (náutica)|Vela redonda]]'' - na realidade de forma quadrangular - enquanto a [[Caravela]] usava ''[[Vela (náutica)|Vela latina]]'' - de forma triangular.


Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.
Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.

Revisão das 10h32min de 30 de agosto de 2011

Mastreação é em náutica o conjunto dos mastros, vergas e paus. É ao conjunto da Mastreação e da Enxárcia que se chama em náutica o Aparelho.

Velas ou Panos

A classificação de um veleiro é feita em função do seu aparelho e dividem-se segundo o tipo de velas (panos) que utilizam maioritariamente e assim chamam-se : navios redondos ou navios latinos. Como exemplo a Sagres II usa Vela redonda - na realidade de forma quadrangular - enquanto a Caravela usava Vela latina - de forma triangular.

Um veleiro de quatro mastros já pode usar mais de 30 nomes diferentes de velas, segundo a sua utilizadas e localização.

Denominação

A mastreação é denominada; de proa, de meio, e de , e no caso de um três mastros é formada pela Tranquete (à proa), Grande, e Mezena (ou Gata]]. Os mastros intermediários de um cinco mastros são a Contra Tranquete e a Contra Mezena.

A verga de mezena é um pau que parte em diagonal do mastro como nos três mastros de um Lugre-escuna.

Mastaréus e Vergas

Mastaréu

Devido às alturas que atingiam, os mastros eram aumentados com mastros mais pequenos, o mastaréu, fixo ao mastro por uma pega, que se chamava de Mastaréu de Gávea, pois era aí que se encontrava o Cesto de Gávea. Se neste mastaréu estivesse fixado um outro, o Mastaréu de Joanete, era para ele que vinha o Cesto de Gávea para aumentar o alcance do vigia.

Vergas

Num veleiro com panos redondos o mastro é equipado com paus presos horizontalmente a ele - as 'Vergas - onde se vêm desfraldas e prender as velas, e chama-se (de baixo para cima); Verga Grande, a Verga Baixa, Verga Alta, Verga de Joanete e Verga de Sobre.

Ver também

Referências