Teorema de Vinogradov: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Prokisch (discussão | contribs)
Prokisch (discussão | contribs)
Adicionando marcação (usando FastButtons)
Linha 28: Linha 28:
*{{MathWorld|urlname=VinogradovsTheorem|title=Vinogradov's Theorem}}
*{{MathWorld|urlname=VinogradovsTheorem|title=Vinogradov's Theorem}}



{{esboço-matemática}}


[[de:Satz von Winogradow]]
[[de:Satz von Winogradow]]

Revisão das 21h55min de 5 de setembro de 2011

Em Teoria dos números, o teorema de Vinogradov mostra que qualquer número imparsuficientemente grande pode ser representado como a soma de três números primos. É um teorema mais fraco que a conjectura fraca de Goldbach, segundo a qual diz que, está representação vale para todo impar maior que cinco. Foi nomeado após Ivan Matveyevich Vinogradov fazer sua demostração nos anos 30. O resultado do teorema proporciona limites assintóticos no números de representações de um número impar como uma soma de três primos.


Enunciado do Teorema de Vinogradov

Dado A um números real positivo. Então

onde

,

usando a função de von Mangoldt , e


Uma consequência

Se N é impar, entãro G(N) is aproximadamente 1, por tanto para todo N suficientemente grande. Fica a mostrar que a contribuição das potências próprias de primos para r(N) é , se pode ver que :, onde k é o número de formas em que N pode ser expressado como soma de três primos. Isto significa em particular que qualquer impar suficientemente grande pode ser expresso como uma soma de três primos, logo prova a conjectura fraca de Goldbach, exceto para número finito de casos.

Curiosidades

Aunque Vinográdov não pôde determinar com exatidão o que significava "suficientemente grande", seu aluno K. Borodzin demonstrou que 314.348.907 é um cota superior para o conceito de "suficientemente grande". Este número têm 6,846,169 de dígitos, assim mostrar a conjectura em cada número menor que esta cota seria inviável com a tecnologia atual. Em 2002, Liu Ming-Chit (Universidade de Hong Kong) e Wang Tian-Ze abaixaram essa cota para aproximadamente. O expoente continua muito grande para uma verificação computacional de todos os números menores. ( Pesquisas por computador têm apenas alcançado para a conjectura forte, e não mais que isso para a conjectura fraca).

Referências

  • I.M. Vinogradov (1954). The Method of Trigonometrical Sums in the Theory of Numbers. New York: Interscience  Parâmetro desconhecido |translators= ignorado (ajuda)
  • Melvyn B. Nathanson (1996). Additive Number Theory: the Classical Bases. Col: Graduate Texts in Mathematics. 164. [S.l.]: Springer-Verlag. ISBN 0-387-94656-X  Chapter 8.

Ligações Externas


Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.