Internet móvel: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.69.57.78 ( modificação suspeita : -21), para a edição 18243898 de JMGM
Linha 1: Linha 1:
{{revisão-sobre|Ciência da computação|data=Fevereiro de 2008}}
{{revisão-sobre|Ciência da computação|data=Fevereiro de 2008}}


'''Internet móvel''' pode ser definida por Isabela Vilella meu amoor <3 como o uso de tecnologias de [[comunicação sem fio]] ([[wireless]]) para acesso a informações e aplicações [[Web]] a partir de dispositivos móveis, como [[celular]]es ou ''[[handheld]]s''. A '''Internet móvel''', pelas suas características, tem aspectos bem diferentes da [[Internet]] tradicional, tipicamente acessada por [[desktop]]s. O acesso móvel apresenta peculiaridades que devem ser compreendidas e devidamente exploradas.
'''Internet móvel''' pode ser definida como o uso de tecnologias de [[comunicação sem fio]] ([[wireless]]) para acesso a informações e aplicações [[Web]] a partir de dispositivos móveis, como [[celular]]es ou ''[[handheld]]s''. A '''Internet móvel''', pelas suas características, tem aspectos bem diferentes da [[Internet]] tradicional, tipicamente acessada por [[desktop]]s. O acesso móvel apresenta peculiaridades que devem ser compreendidas e devidamente exploradas.


==Histórico==
==Histórico==

Revisão das 17h34min de 14 de outubro de 2011

Internet móvel pode ser definida como o uso de tecnologias de comunicação sem fio (wireless) para acesso a informações e aplicações Web a partir de dispositivos móveis, como celulares ou handhelds. A Internet móvel, pelas suas características, tem aspectos bem diferentes da Internet tradicional, tipicamente acessada por desktops. O acesso móvel apresenta peculiaridades que devem ser compreendidas e devidamente exploradas.

Histórico

Em 2000 entrou no mercado a tecnologia da internet móvel. A rede é acessada através de telefones celulares equipados com um software simples, chamado microbrowser, capaz de interpretar mais textos que imagens. Os microbrowsers foram criados, exclusivamente, para acessar WAP.

Acesso em Microcomputador e Celular

A diferença entre as tecnologias da Internet baseadas em microcomputadores e a dos celulares é bastante significativa.

Microcomputador

Um desktop comum possui uma quantidade de memória suficiente para a imensa maioria das aplicações Web, um processador igualmente satisfatório, um monitor de alta resolução, interface de acesso gráfico via mouse e teclado ergonômico e multifuncional. Além disso, a maioria dos computadores de mesa e notebooks com acesso à Internet possuem uma velocidade que permite exibir sites diversos com rapidez, mesmo os que possuem muitas imagens.

Celular

Um celular, ao contrário, é bastante restrito em termos de potência de computação e interfaces: processadores de pouca capacidade, memória bem pequena, uma tela e teclado diminutos, permite o uso de mouses. E a capacidade de banda é limitada (embora evoluindo rapidamente), com pouca estabilidade de conexão e disponibilidade pouco previsível.

Novas Tecnologias

A novas tecnologias, chamadas de 3G (terceira geração) e 4G (quarta geração), despontam como soluções, principalmente para as limitações relacionadas à largura de banda disponível. A tecnologia 3G já está disponível, sendo usada amplamente em muitos países desenvolvidos, ao passo que a tecnologia 4G ainda encontra-se em fase de testes.

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.