Antígono II Gónatas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A modificar: nl:Antigonos II Gonatas
MystBot (discussão | contribs)
Linha 10: Linha 10:
[[Categoria:Reis da Macedónia]]
[[Categoria:Reis da Macedónia]]


[[ar:أنتيغونوس الثاني غوناتاس]]
[[bg:Антигон II Гонат]]
[[bg:Антигон II Гонат]]
[[bs:Antigon II Gonata]]
[[bs:Antigon II Gonata]]

Revisão das 14h11min de 18 de outubro de 2011

Antógono II Gónatas (português europeu) ou Gônatas (português brasileiro) (em grego antigo: Αντίγονος B΄ Γονατάς; ca. 319 a.C. — 239 a.C.) foi um poderoso governante que firmemente estabeleceu a Dinastia Antigônida na Macedônia e notabilizou-se por sua vitória contra os Gauleses que tinham invadido os Bálcãs. Foi um governante eminentemente político e não bélico. Sua liderança política deixou a Grécia nas mãos de tiranos, o que fez com que a região caísse mais facilmente nas mãos do Império Romano.

Ele era filho de Demétrio Poliorcetes e Fila, filha de Antípatro, ganhou o apelido de Gónatas por ter nascido e sido criado em Gonni na Tessália, e viveu um total de oitenta e três anos[1]. Ele reinou por um total de quarenta e quatro anos, desde o segundo ano da 123a Olimpíada até a sua morte, no ano da 135a Olimpíada[1]. Foi rei por dez anos antes de tomar a Macedônia, no ano da 126a Olimpíada[1]. Antígono conquistou o mundo grego com força extrema[1]. Ele foi sucedido por seu filho Demétrio[1].

Referências

  1. a b c d e Eusébio de Cesareia, Crônicas, 89, A partir dos escritos de Porfírio, o filósofo, nosso adversário
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.