Sanfona: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: no:Dreielire
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: lv:Rata lira
Linha 48: Linha 48:
[[ko:허디 거디]]
[[ko:허디 거디]]
[[lb:Dullemajik (Instrument)]]
[[lb:Dullemajik (Instrument)]]
[[lv:Rata lira]]
[[nl:Draailier]]
[[nl:Draailier]]
[[nn:Dreielire]]
[[nn:Dreielire]]

Revisão das 14h19min de 25 de outubro de 2011

França, século XVIII
 Nota: Para outros significados de Sanfona, veja Sanfona (desambiguação).

A sanfona ou viola de roda é um instrumento musical de corda friccionada (cordofone). O que a torna característica, do ponto de vista sonoro, é o fato de se parecer com um violino com bordões e por ser capaz de produzir um zumbido usado ritmicamente por médio de uma corda apoiada numa ponte móvel (cão), e fisicamente, pelas cordas serem friccionadas por uma roda com resina, por intermédio de uma manivela, e pela melodia ser criada através de um teclado.

O som produzido por este instrumento assemelha-se a um cruzamento entre um violino, por ser de corda friccionada e possibilitar melodia, e uma gaita-de-fole, por ter bordões, por intermédio de de outras cordas que apenas reproduzem uma nota contínua, nota pedal. É um instrumento que se relaciona bastante com a música tradicional.

História

Origem

Organistrum do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela

Supõe-se que a sanfona surgiu no século XI, d.C., no norte da Península Ibérica, embora alguns historiadores reapontem a localização do seu surgimento para o Norte de África.

A sua forma mais arcaica conhecida é o organistro (também conhecido pela designação em latim, "organistrum"), um enorme instrumento em corpo de guitarra, que continha apenas uma corda de melodia, que cobria uma oitava diatónica, e dois bordões, ainda sem a ponte móvel.

Este instrumento, devido ao seu tamanho, exigia ser tocado por duas pessoas, separando-se em friccionar as cordas e em tocar a melodia pretendida. Este acto consistia em puxar para cima barras de madeira ao longo da escala que, com pinos a meio, encurtavam a corda de modo a obterem diferentes notas. Como este movimento requer algum esforço, as melodias tocadas eram lentas.

Decadência

Duas violas de roda de estilo húngaro, feitas por Béla Szerényi

Com a introdução do órgão, caiu em desuso nos locais de culto, no século XII. A sanfona passa então a ser usada pela nobreza, trovadores, jograis e pelo povo. Com o passar do tempo, mendigos, cegos e vagabundos usam-na para tocar nas ruas e em feiras. No final do século XIX o instrumento entra em decadência, tendo quase desaparecido totalmente.

Ligações externas

Realejo - banda dedicada ao repertório para sanfona

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sanfona
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.