Mídia independente: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m →‎Veja também: Mídia alternativa
m →‎Veja também: Mídia tática
Linha 8: Linha 8:
== Veja também ==
== Veja também ==
* [[Mídia alternativa]]
* [[Mídia alternativa]]
* [[Mídia tática]]
* [[Jornalismo alternativo]]
* [[Jornalismo alternativo]]
* [[Centro de Mídia Independente]]
* [[Centro de Mídia Independente]]

Revisão das 17h11min de 1 de novembro de 2011

Mídia independente é o tipo de mídia que não está sob o controle de grandes grupos de comunicação, e que não está vinculada a compromissos com anunciantes, grupos políticos ou instituições governamentais. Ela vai em contra-mão à mídia corporativa (ou "grande mídia") que frequentemente distorce os fatos e apresentam uma visão de acordo com quem lhe paga mais. Em suma, é o tipo de publicação que não se presta necessariamente a propagar a ideologia dos grupos que dominam a ordem atual da sociedade.

Embora semelhante em propósitos, a mídia independente não é sinônimo de mídia alternativa, por não necessariamente se contrapor a uma hegemonia ou causa. Há exemplos de veículos de mídia que são independentes porque não são vinculados a nenhuma grande empresa, mas produzem conteúdo similar a tudo da grande mídia.

Embora a mídia alternativa se caracterize pela pluralidade e participação das mais diversas classes sociais, a sua qualidade no que diz respeito à relação mensagem-receptor fica prejudicada pelo fato de que são poucos os profissionais que atuam nessa área. O amadorismo e a falta de capacidade técnica, mesmo que frutos da baixa infraestrutuera, podem fazer da mídia independente uma forma de comunicação pouco preparada para lidar com o público receptor.

Veja também

Ícone de esboço Este artigo sobre comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.