Museu Municipal de Portalegre: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
REboLaS (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 15h48min de 3 de agosto de 2006

Ficheiro:Mus municipal 011.JPG
Museu Municipal de Portalegre

Criado em 1918 dentro do contexto ideológico da 1ª República por proposta do Dr. Laureano António Picão Sardinha. O Museu Municipal de Portalegre foi inaugurado no mesmo ano nas dependências da Câmara Municipal, onde ocupou uma pequena sala, resumindo-se o seu espólio a uma reduzida colecção de Arte sacra.

Em 1932 é instalado na igreja do antigo Convento de São Bernardo onde se encontrava aquartelado o batalhão de caçadores nº 1. Por dificuldades na realização das visitas, o Museu é transferido em 1959 onde hoje se encontra, uma casa nobre do séc. XVI, situada junto à Sé Catedral de Portalegre. Nesse mesmo ano o edifício entra em obras de adaptação, tendo-se procedido á inauguração das novas instalações do Museu a 28 de Maio de 1961.



Colecções

Ficheiro:Mus municipal 041.JPG

O Museu é possuidor de riquíssimo espólio, proveniente na sua quase totalidade de dois antigos Conventos de Portalegre: Santa Clara e São Bernardo, e de doações de particulares. A colecção mais significativa, quer pele beleza quer pelo valor das imagens em exposição, é a de Arte Sacra.

Destacam-se, entre outras, peças como uma Nossa Senhora da Conceição em marfim, indo - portuguesa, uma Pietá Flamenga do séc. XV, uma estante de missal Arte Namban do séc. XVI, ou um retábulo com passagens da vida de Cristo em terracota policromada também do séc. XVI.

Outra importante colecção é a de Faiança Portuguesa. As peças em exposição traçam-nos a história da faiança feita em Portugal desde o séc. XVII aos inícios do séc. XX destacando-se a louça azul e branca feita sob influência da ornamentação usada no Oriente e os curiosíssimos pratos "ratinhos", expressão do povo migrante que se deslocava das Beiras para o Alentejo na época das ceifas.

Outras colecções dão vida aos espaços do Museu Municipal, tais como a de Mobiliário, onde predominam os estilos D. João V e D. José, sem esquecer as peças góticas ou o emblemático armário renascentista em carvalho do Norte e a de Pintura, com obras de pintores portugueses contemporâneos, como Manuel d' Assumpção, João Tavares, Arsénio da Ressurreição, Benvindo Ceia, Abel Santos e Artur Bual.

De referir as colecções temáticas, uma de Santo Antónios com mais de 700 peças em suportes vários e outra de caixas de rapé em prata e outros materiais.

De notar também o primeiro automóvel que circulou em Portalegre, uma "voiturette" da fábrica francesa Clément, Gladiator & Humber.


Actividades

O Museu Municipal de Portalegre disponibiliza ao público visitas guiadas individuais e em grupo. Em fase final de preparação encontra-se o Serviço Educativo, destinado essencialmente às visitas de grupos escolares.