Portalegre (Portugal): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
REboLaS (discussão | contribs)
REboLaS (discussão | contribs)
Linha 252: Linha 252:
* Auditório da Biblioteca Municipal
* Auditório da Biblioteca Municipal
* Auditório do Instituto de Formação Profissional
* Auditório do Instituto de Formação Profissional
* Auditório do [[Museu de Tapeçarias]] Guy Fino
* Auditório do [[Museu de Tapeçarias de Portalegre]] Guy Fino
* Auditório da Câmara Municipal
* Auditório da Câmara Municipal
* Galeria do Instituto da Juventude
* Galeria do Instituto da Juventude
* Galeria do Centro Regional de Segurança Social
* Galeria do Centro Regional de Segurança Social
* Galeria da Região de Turismo de São Mamede
* Galeria da Região de Turismo de São Mamede




== Doçaria Conventual ==
== Doçaria Conventual ==

Revisão das 16h08min de 3 de agosto de 2006

Portalegre
Brasão de Portalegre Bandeira de Portalegre

Localização de Portalegre

Gentílico Portalegrense
Área 446,24 km²
População 25 980 hab. (2001)
Densidade populacional 58 hab./km²
N.º de freguesias 10
Fundação do município
(ou foral)
1259
Região (NUTS II) Alentejo
Sub-região (NUTS III) Alto Alentejo
Distrito Portalegre
Província Alto Alentejo
Orago Santo António
Feriado municipal 23 de Maio
Código postal 7300
Sítio oficial www.cm-portalegre.pt
Município de Portugal

Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e subregião do Alto Alentejo, com cerca de 15 800 habitantes.

É sede de um município com 446,24 km² de área e 25 980 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste pela Espanha, a sul por Arronches e Monforte e a oeste pelo Crato.

População do concelho de Portalegre (1801 – 2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
9852 9877 18711 23922 28384 27313 26111 25980 24756


As freguesias de Portalegre são as seguintes:


História

A fundação de Portalegre remonta ao séc XII a.c. por Lísias, filho do Deus Baco, que ali repousou trazendo consigo gente que vinha na sua companhia. Edificou um forte, que serve de Igreja de São Cristóvão, dedicado a sua filha Maia, aquela que iria dar o nome àquela povoação. Maia arruinou-se e D. Afonso III procede à sua reconstrução, elevando-a à categoria de vila em 1259. Em 1290, D. Dinis fortifica Portalegre e edifica o seu castelo com 12 torres e 7 portas (8, segundo alguns historiadores).

D. João III, em 1550 eleva Portalegre a cidade, no dia 23 de Maio. Nesse mesmo ano, cria a diocese portalegrense

Portalegre torna-se capital do distrito com o seu nome em 1835, aquando da formação dos distritos no dia 18 de Julho. A ela, ficam associados 15 concelhos: Alter do Chão, Arronches , Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Geografia

Ficheiro:Ptg geografia.jpg
Portalegre - a planície e a serra

Portalegre é a ligação entre o Alentejo seco e as Beiras. Aqui não existe uma orografia estanque, existe sim, um emaranhado de paisagens que conferem a este lugar características únicas. Cercada pelo sistema montanhoso de S. Mamede, Postalegre encontra-se entre 400 e 600 metros de altitude. A sul, do concelho podemos encontrar uma paisagem tipicamente alentejana, de seara e azinheiraa e a norte uma paisagem tipicamente beirã, serras e montes, penhascos e vales.

  • Altitude: 438 metros.
  • Latitude: 39º 16' 59" N
  • Longitude: 007º 25' 59" O

Natureza

Portalegre, pela sua posição geográfica, suporta um legado natural invejável.

Os miradouros pelos quais podemos apreciar as belezas naturais deste lugar, deixam dar uma espreitadela pelos encantos dos contornos da cidade. Os miradouros:

Ficheiro:Miradouro-portalegre.JPG
Miradouro de Santa Luzia
  • Miradouro de Santa Luzia – Situado na Serra de Portalegre (679m) com magnífica vista sobre a cidade de Portalegre – Salão Frio.
  • Miradouro da Penha – Situado na Serra da Penha, inclui uma belíssima Capela do século XVII.
  • Miradouro das Carreiras – Local panorâmico de grande beleza paisagística. Na freguesia das Carreiras pode apreciar-se também a calçada medieval
  • Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa – Pequena Igreja cavada na rocha situada a 1 km da povoação de Besteiros. Belíssima panorâmica do parque Natural da Serra de São Mamede.
  • Pico da Serra de São Mamede – Situado a 1025m de altitude, é o ponto mais elevado do continente português a sul do Tejo. Magnífica vista sobre a barragem da Apartadura, a Vila de Marvão, a Serra da Estrela e boa parte da Estremadura Espanhola. A sua geologia traduz-se na presença de xistos, grauvaques, calcários e quartzitos, litologia que se reflecte na variedade dos solos.

A visitar: Parque Natural da Serra de São Mamede

Monumentos

Casas Nobres

Portalegre conta com um número considerável de casas senhoriais, tendo assistido a um crescimento exponencial destes edifícios nos séculos XVII e XVIII.

  • Palácio Achioli – séc. XVIII
  • Palácio Avillez – séc. XVIII
  • Solar dos Viscondes de Portalegre
  • Casa Nobre de D. Nuno de Sousa – séc. XVI
  • Palácio Barahona – séc. XVIII
  • Paços do Concelho - séc. XVII
  • Palácio da família Andrade e Sousa – séc. XVII
  • Antigo Seminário - séc. XVI / XVIII
  • Paço Episcopal - séc. XVI / XVIII
  • Palácio Amarelo - séc. XVII
  • Palácio dos Caldeira Castel- Branco – séc XVIII
  • Palácio Póvoas – séc. XVIII
  • Casa Nobre do Largo dos Silveiros
  • Solar das Avencas
  • Palácio dos Tavares Falcões – séc. XVI


Museus


Portalegre e as suas Fontes

A cidade de Portalegre e os seus arredores contam com mais de 30 fontes. Até finais do século XIX, a água canalizada estava praticamente circunscrita às fontes. Só a partir dos anos quarenta do século XX se pode falar de água canalizada ao domicílio. As fontes de Portalegre começam, por isso, por constituir um mobiliário urbano de características utilitárias.

  • Fonte do Outeiro – Data de 1883. Pintada de amarelo e branco, cores típicas da cidade com o brasão de armas da cidade.
  • Fontes do Corro – Nesta Praça encontravam uma Fonte Filipina com o brasão de armas da cidade, a qual se encontra hoje numa praça de Cascais. Em sua substituição foram implantados, por volta de 1894, dois marcos fontanários em granito da região.
  • Fonte das 3 Bicas – Data de 1864. Pintada de amarelo e branco está encimada por um belíssimo varandim. Tem 3 bicas e a data gravada.
  • Fonte da Concha – Também chamada Fonte de Manuel de Jesus por se tratar de uma fonte particular que pertencia à casa que lhe está anexa. Data do séc. XIX. É constituída por uma grande concha em cima de um varandim. Está pintada de branco e amarelo.
Ficheiro:Fonte da boneca.jpg
Fonte da Boneca
  • Fonte da Boneca – Data de 1894. Executada em lioz, enquadra-se no estilo neoclássico. Parece ter sido construída com o intuito de embelezar a cidade na sequência de uma visita prevista do Rei D. Carlos I a Portalegre.
  • Fonte de Mergulho - Data do século XVI. Servia para abastecer de água o Convento de Santa Clara que lhe está anexo. Apresenta arcos geminados, separados por um mainel, que, sobre o capitel, ostenta um círculo raiado.
  • Fonte da Misericórdia – Data de 1906, e foi, provavelmente inspirada na fonte do Largo do Teatro. Numa das faces possui a data gravada e o brasão de armas da cidade gravada em relevo. Construído em mármore branco com laivos vermelhos e negros.
  • Fonte Nova – Data de 1894. Executada pelo escultor Augusto Desirat em mármore de Estremoz. Tem duas bicas. A decoração inclui o brasão de armas da cidade de Portalegre.
  • Fonte do Rossio – Começou por ser colocada no Largo de Santiago em 1865, e só em 1889 passou para o Rossio.
  • Fonte do Jardim do Tarro – Foi construída nos anos sessenta do século XX. Está anexada a um pequeno lago que se pode atravessar por meio de passadeiras de pedra.
  • Fonte de Nepturno – data da segunda metade do século XVI e apresenta elementos decorativos do manuelino e do renascimento. Foi remodelada no século XIX, datando desse período a figura de Nepturno e as carrancas que a suportam.


As Portas da cidade

Ficheiro:Porta dadeveza2.jpg
Porta da deveza

Portalegre é conhecida pelas suas 7 portas. No entanto, muitos autores e historiadores referem terem existido não sete mas oito portas, a saber:

Algumas destas portas sobreviveram ao passar dos tempos e são, hoje, um dos cartazes turísticos da cidade de Portalegre.


Tapeçarias de Portalegre

Ficheiro:Tapeçarias1.JPG
Ponto de Portalegre
Ficheiro:Tapeçarias2.JPG
Tapeçaria de Portalegre

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre fabrica, utilizando uma técnica totalmente manual Tapeçarias Murais decorativas. O ponto de partida de qualquer tapeçaria é um original de pintores conhecidos, portugueses ou estrangeiros, com os quais estabelece contratos relativos aos direitos de autor.

Há cerca de 60 anos que as tapeçarias de Portalegre refazem todo um trabalho artístico do mais elevado rigor e qualidade, ao recriar na lã, com o ponto de Portalegre, as obras mais importantes de pintores portugueses e internacionais de grande renome.


São únicas em Portugal e no mundo as tapeçarias deste género, e a sua inspiração tem origem quer nas tapeçarias francesas de Roubaix quer nas tradições da tecelagem da lã, própria do interior do País.

Em Portalegre, pode visitar-se o Museu das Tapeçarias - Museu Guy Fino, que possui variadíssimas obras de pintores famosos, tão meticulosamente transformadas em tapeçarias.

Em todos os recantos do mundo se podem encontrar estas tapeçarias.


Tradições - Associações culturais

O concelho de Portalegre é muito rico em tradições. Tem, no seu concelho dois grupos de folclore que visam a preservação do seu património cultural, a forma de trajar, de balhar e cantar dos seus antepassados:

Fazem parte das tradições das gentes serranas da cidade de Portalegre, a apanha da azeitona, a ceifa, a festa dos aventais, o desfile pelas suas ruas das Maias, meninas adornadas de malmequeres, a ída à espiga, bem como outros rituais que tanto caracterizam a cidade que José Régio eternizou.

Instalações culturais

Doçaria Conventual

Em Portalegre, ainda hoje se confecciona os doces conventuais oriundos do Convento de Santa Clara e do Convento de S. Bernardo sem adulterar as receitas originais. Portalegre foi uma cidade rica em conventos, sendo mesmo conhecida pela “cidade dos sete conventos”. Por esta razão não é de estranhar que muitas sejam as receitas conventuais aqui existentes.

Nestes conventos nasceu a arte de fazer doces e várias gerações de portalegrenses mantiveram viva a tradição da doçaria conventual de Portalegre.

Doces do Convento de Santa Clara:

  • Queijo Dourado
  • Doce de amêndoa
  • Toucinho-do-céu
  • Manjar branco
  • Pastéis de Santa Clara
  • Presunto doce
  • Lampreia e Massapão de amêndoa
  • Leite serafim
  • Receita de fartes
  • Bolo conforto
  • Pastéis de mimo


Doces do Convento de S. Bernardo:

  • Toucinho-do-céu
  • Rebuçados de ovos
  • Rabanadas da Abadessa
  • Morcelas doces de S. Bernardo
  • Bolo Podre Conventual
  • Torrão real de ovos
  • Sarrabulho Doce
  • Sopa Doce de S. Bernardo
  • Pastéis de Toucinho-do-céu


Festas e Romarias

Alagoa

  • S. Miguel - 2ª. Semana de Agosto
  • Festas de Verão - último fim-de-semana de Julho


Alegrete

  • Domingo de Folares - 1º. Domingo a seguir à Páscoa
  • Nª. Srª. da Alegria - 15 de Agosto
  • Nª. Srª. de Fátima (Vale de Cavalos) - 1º. Fim de semana de Julho
  • Nª. Srª. da Lapa (Besteiros) - Setembro (data móvel)


Carreiras

  • Nª. Srª. da Alegria - Último Domingo de Maio
  • Mártir S. Sebastião - 3º. Fim de semana de Julho
  • Festa da N. Sra. da Alegria - 12 a 14 de Julho


Fortios

  • Senhor dos Aflitos - 1º. Domingo de Maio
  • Festas de Verão - Primeiro fim-de-semana de Agosto


Reguengo

  • S. Mamede - 17 de Agosto
  • Nª. Srª. dos Remédios - 8 de Setembro


Ribeira de Nisa

  • Nª. Srª. da Esperança - Último Domingo de Agosto
  • Nª. Srª. de Fátima (Vargem) – Domingo mais próximo do dia 13 de Julho


São Julião

  • Nª. Srª. dos Remédios - 1º. Domingo de Setembro
  • N. Sra. de Fátima - último domingo de Julho


São Lourenço

  • Srª. da Penha - 2º. Domingo de Maio
  • Festa dos Aventais - Último Domingo de Maio
  • Sr. Jesus do Bonfim - Último Domingo de Setembro


  • S. Cristovão - Último Domingo de Julho
  • Srª. Sant’Ana - 1º. Domingo de Agosto


Urra

  • Nª. Srª. das Mercês - 20 de Agosto
  • 15 e 16 de Agosto - Festa de N. Sra. das Mercês


FEIRAS ANUAIS:

Alagoa

  • 1º. Domingo de Julho


Portalegre

  • Feira dos Porcos - Última 4ª feira de Janeiro
  • NERPOR - Feira de Exposições – Mês de Maio, integrada nas Festas do Concelho de Portalegre
  • Feira das Cerejas - 5 a 7 de Junho
  • Feira das Cebolas - 13 a 15 de Setembro


Urra

  • Último Domingo de Maio


MERCADOS MENSAIS:

Portalegre

  • Último Domingo de cada mês


OUTRAS INICIATIVAS:

  • Actividades na Biblioteca Municipal - Durante todo o ano
    • Exposições
    • Apresentações de livros
    • Oficina
    • Acções de formação
    • Comunidade de leitores
    • Hora do conto
    • Ateliê De Expressão Plástica
  • Concerto de Ano Novo e Concerto de Reis - Janeiro
  • Portalegre JAZZFEST - Último fim de semana de Fevereiro
  • Comemorações do Dia Internacional da Mulher - Março
  • Feira de Doçaria Conventual de Portalegre - Março / Abril - Claustros do Mosteiro de S. Bernardo
  • Concertos de Páscoa (Comemorações da Quadra Pascal) - Abril
  • Comemorações do Dia da Cidade - Dia 23 Maio
  • Feira do Disco e do Livro - Junho
  • Semana da Juventude
    • Festival da Juventude - Outubro / Novembro
  • Feira da Terceira Idade Outubro
  • CORES e SABORES - Novembro, Iniciativa Bianual - Mercado de Produtos Tradicionais Protegidos
  • Concertos de Natal - Dezembro
  • Passagem de Ano - Dia 31 de Dezembro - Mercado Municipal


Lendas

  • Lenda do Mata Amores
  • Lenda da Moura do Reguengo
  • Lenda do Pinto Roxo
  • Lenda da Penha de Portalegre


Artesanato

Ficheiro:Trabalhos cortiça.JPG
Cochos de cortiça
Ficheiro:Trabalhos cortiça2.JPG
Tarro

Já em 1778, o artesanato alentejano era levado para Lisboa, ao mercado do Campo Grande.

De Portalegre saíam, o que ainda hoje a caracterizam pelas mãos de gente sábia, a candeia de ferro dos antigos lagares, a boneca de trapos, os toalheiros, os aventais, a "cadela" de três pés (banco cortado em qualquer pernada de árvore), a colher de pau de laranjeira, delicadamente bordada à navalha, as castanholas de madeira, de clara influência espanhola, o cocho de cortiça, o tarro e a córnea das azeitonas.


Produtos Artezanais

  • Bordados
  • Arte Pastoril
  • Cestaria em Madeira de Castanho
  • Doçaria Conventual


  • Produtos com Denominação de Origem Protegida
      • Azeites do Norte Alentejano – DOP
      • Cereja de São Julião – DOP
      • Maçã de Portalegre – IGP
      • Borrego do Nordeste Alentejano – IGP
      • Cacholeira Branca de Portalegre – IGP
      • Chouriço de Portalegre – IGP
      • Chouriço Mouro de Portalegre – IGP
      • Farinheira de Portalegre – IGP
      • Linguiça de Portalegre – IGP
      • Lombo Branco de Portalegre – IGP
      • Lombo Enguitado de Portalegre – IGP
      • Morcela de Assar de Portalegre – IGP
      • Morcela de Cozer de Portalegre – IGP
      • Painho de Portalegre – IGP


Gentes

Trindade Coelho Nascido em Mogadouro, em 1861, José Francisco Trindade Coelho termina os seus estudos secundários no Porto. Estuda em Coimbra Direito, tendo que trabalhar como jornalista para poder custear o curso. É nomeado delegado do Procurador Régio, na comarca do Sabugal de onde foi transferido para Portalegre. Aqui funda dois jornais - O Comércio de Portalegre e a Gazeta de Portalegre.


José Régio Escritor português, natural de Vila do Conde, onde viveu até completar o quinto ano do liceu, após o que continuou a estudar no Porto. José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, publicou, em Vila do Conde, nos jornais O Democrático e República, os seus primeiros versos. Aos 18 anos, foi para Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica (1925), com a tese «As Correntes e As Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa». Vai para Portalegre em 1928, para leccionar no antigo liceu, onde permaneceu mais de trinta anos. Só em 1967 regressou a Vila do Conde, onde morreu dois anos mais tarde.

Como escritor, José Régio dedicou-se ao romance, ao teatro, à poesia e ao ensaio.

Obras:

  • 1926 - Poemas de Deus e do Diabo
  • 1929 - Biografia
  • 1934 - Jogo da Cabra-Cega
  • 1936 - As Encruzilhadas de Deus
  • 1940 - Primeiro Volume de Teatro: Jacob e o Anjo e Três Máscaras (1940)
  • 1946 - Davam Grandes Passeios aos Domingos (novela publicada em 1941 e incluída, em 1946, em Histórias de Mulheres
  • 1941 - Fado
  • 1942 - O Príncipe Com Orelhas de Burro
  • 1945 - A Velha Casa (obra inacabada, mas de que chegaram a sair os volumes Uma Gota de Sangue, em 1945, As Raízes do Futuro, em 1947, Os Avisos do Destino, em 1953, As Monstruosidades Vulgares, em 1960, e As Vidas São Vidas, em 1966)
  • 1945 - Mas Deus É Grande
  • 1947 - Benilde ou a Virgem-Mãe
  • 1949 - El-Rei Sebastião
  • 1954 - A Salvação do Mundo
  • 1954 - A Chaga do Lado
  • 1957 - Três Peças em Um Acto: Três Máscaras, O Meu Caso e Mário ou Eu Próprio-O Outro
  • 1961 - O Filho do Homem
  • 1962 - Há Mais Mundos
  • 1968 - Cântico Suspenso

A título póstumo

  • 1970 - Música Ligeira
  • 1971 - Colheita da Tarde
  • 1971 - Confissão Dum Homem Religioso

Destaca-se ainda, de entre as suas obras, a Toada de Portalegre, poema dedicado à cidade que o acolheu e que tantos anos ele apreciou Daquela bela varanda, daquela minha janela,em Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros

É considerado, por alguns, como um dos vultos mais significativos da moderna literatura portuguesa. Recebeu, em 1961, o prémio Diário de Notícias e, postumamente, em 1970, o Prémio Nacional de Poesia, pelo conjunto da sua obra poética. As suas casas de Vila do Conde e de Portalegre são hoje museus.


Cidade de Estudantes

Portalegre é, cada vez mais, uma cidade de estudantes. No seio dos seus cerca de 16000 habitantes, os estudantes universitários, cerca de 3500, mantêm uma vida académica tão particular desta cidade.

Escolas Superiores:


Outras instituições de ensino:

Escolas do ensino básico

Escolas secundárias:

Escolas da rede privada


Vida nocturna

Portalegre tem uma vida nocturna marcada. Possui espaços de eleição para quem quer sair um pouco para estar com amigos a apreciar as belezas arquitectónicas que a cidade tem para mostrar, como a Praça da República, todas as noites repleta de gente.

Bares e pubs:

  • Alibábá
  • Jóia
  • Escritório
  • Gémeos
  • DoisemUm
  • Príncipe Real
  • O república
  • Impactus Bar
  • Shots Bar
  • Carpe Diem
  • PortoAlegre
  • Correios Velhos
  • KJ
  • Tarro
  • Lagartos
  • Álamo
  • Leão d'Ouro
  • Jim
  • Anjo Negro
  • M.A.


Estadia

Hotéis e Residências:

  • Hotel D.João III
  • Pensão Nova Portalegre
  • Residencial Facha
  • Residencial S. Pedro - Rua da Mouraria
  • Residencial S. Pedro - Largo da Boavista
  • Estalagem Quinta da Saúde
  • Residencial Mansão Alto Alentejo
  • Quinta das Varandas
  • Solar das Avencas
  • Centro de Alojamento do Instituto Português da Juventud
  • Parque de Campismo
  • Monte dos Apóstolos – Urra
  • Quinta do Soutinho – São Julião
  • Quinta da Dourada


Restaurantes:

  • Castro
  • O Facha
  • Polainas
  • Império
  • STOP
  • O Abrigo
  • Lareira da Serra


Equipamentos desportivos

  • Estádio Municipal de Portalegre
  • Estádio Polivalente dos Assentos
  • Pavilhão Desportivo Municipal
  • Campo de Treinos Sintético de Portalegre


  • Campo de Futebol das Carvalhinhas
  • Campo de Futebol da Alagoa
  • Campo de Futebol de Alegrete
  • Campo de Futebol de Vale de Cavalos
  • Campo de Futebol dos Fortios
  • Campo de Futebol do Reguengo
  • Campo de Futebol de Cabeço de Mouro
  • Campo de Futebol da Urra
  • Campo de Futebol de Caia


  • Polidesportivo Municipal
  • Polidesportivo da Alagoa
  • Polidesportivo da Alagoa 2
  • Polidesportivo de Alegrete
  • Polidesportivo de Vale de Cavalos
  • Polidesportivo das Carreiras
  • Polidesportivo dos Fortios
  • Polidesportivo do Reguengo
  • Polidesportivo de Cabeço de Mouro
  • Polidesportivo de Monte Paleiros
  • Polidesportivo do Atalaião
  • Polidesportivo da Urra
  • Polidesportivo de Caia


  • Campo de Ténis da Quinta da Saúde


  • Piscina do Reguengo
  • Piscina da Ribeira de Nisa
  • Piscina da Quinta da Saúde
  • Piscina Municipal
  • Piscina dos Assentos (coberta)
  • Pista de Karting
  • Campo de Tiro
  • Centro Hípico


Associações do concelho de Portalegre

Associações de Modalidade


Colectividades Desportivas do Concelho

Freguesia de Alagoa


Freguesia de Alegrete


Freguesia de Carreiras


Freguesia de Fortios


Freguesia de Ribeira de Nisa


Freguesia de Reguengo


Freguesia da


Freguesia de São Lourenço


Freguesia de S. Julião


Freguesia de Urra


Delegações Sedeadas no Concelho de Portalegre


Meios de Comunicação

Em Portalegre existem duas rádios locais:

  • Rádio São Mamede
  • Rádio Portalegre

Existem dois jornais:

  • Jornal o Distrito de Portalegre - Semanário
  • Jornal Fonte Nova - Bissemanário


Como chegar a Portalegre

Distâncias:

Portalegre é servida por três auto-estradas (A1, A6 e A23) que entroncam em 2 itinerários principais (IP2 e IP6). [ Partindo de Lisboa, sugere-se o seguinte itinerário:

Partindo do Porto:

Se vem do Sul:

Se vem de Madrid:


Comboios


Existem vários comboios regionais que servem a estação de Portalegre

A estação de Caminho de Ferro situa-se a 12Km da cidade de Portalegre, existindo, por isso, uma rede de expressos que fazem a ligação Portalegre – Estação.

O serviço nacional de expressos e carreiras urbanas serve a cidade a partir de vários pontos do país.



Geminações

A cidade de Portalegre encontra-se geminada com:


Ligações Externas

Câmara Municipal de Portalegre

Manufactura de Tapeçarias de Portalegre

Rádio Portalegre

Jornal O Distrito de Portalegre

Jornal Fonte Nova

Predefinição:ConcelhosPortalegre