Ilusão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: ar:وهم
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Contra G.jpg|130px|thumb|Efeito da gravidade]]
[[Ficheiro:Contra G.jpg|130px|thumb|Efeito da gravidade]]
A '''ilusão''' é uma confusão dos [[sentidos]] que provoca uma distorção da [[percepção]]. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de [[ambiente]], deformação do ambiente, mudança de [[clima]], etc) ou artificiais ([[camuflagem]], [[mimetismo]], [[efeito sonoro|efeitos sonoros]], [[ilusionismo]] entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.
A '''ilusão''' é uma confusão dos [[sentidos]] que provoca uma distorção da [[percepção]]. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de [[ambiente]], deformação do ambiente, mudança de [[clima]], etc) ou artificiais ([[camuflagem]], [[mimetismo]], [[efeito sonoro|efeitos sonoros]], [[ilusionismo],Vitor Xavier entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.


==Etimologia==
==Etimologia==

Revisão das 01h56min de 9 de dezembro de 2011

Efeito da gravidade

A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, [[ilusionismo],Vitor Xavier entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.

Etimologia

Voz derivada do verbo latino illudo, divertir-se, recrear-se, mas também burlar, enganar. O verbo latino estava formado pelo prefixo in- e o verbo ludo, "eu brinco". De ludo derivou-se uma ampla família de palavras na qual se inclui "lúdico", relativo a brincar, "eludir", escapar, "alusão", menção, referência, "interlúdio", intervalo num jogo ou representação teatral e "prelúdio", o que precede uma representação. Em nossa língua, iludir evoluiu com o sentido de causar uma impressão enganosa ou ter a esperança de algo desejável.

Tipos de ilusão

Ilusões de óptica

Ver artigo principal: Ilusão de óptica
A ilusão do tabuleiro de damas: o quadrado A é tão escuro quanto o quadrado B, embora não pareça.

Ilusões que afetam a percepção visual. Em geral baseiam-se em fatos que são assumidos na interpretação da informação visual. Entre as ilusões desse tipo, destacam-se as figuras ambíguas (que podem ser interpretadas de duas ou mais formas diferentes), ilusões de perspectiva, ilusões de tamanho, ilusões de cor, ilusões de luminosidade, entre outras.

A ilusão de movimento, utilizada no cinema, televisão e em diversas formas de animação baseia-se na velocidade de processamento do estímulo visual (fenômeno conhecido como "persistência da retina).

Um tipo especial de ilusão de óptica são as miragens, distorções ópticas causadas pela atmosfera e que podem ser fotografadas. Embora as miragens causem percepções incorretas (como a existência de água no deserto), o estímulo visual é real.

Grande parte dos números de mágica baseiam-se na exploração das ilusões visuais. Este tipo de mágica é chamado de Ilusionismo.

Contudo, existem outras variantes de ilusão de óptica como a do dedo :

http://ilusao-optica-dedo.pt.vu do Mário Ribeiro .


Ilusões auditivas

Ilusões que afetam a percepção auditiva. Embora as ilusões visuais sejam mais populares, as ilusões auditivas são amplamente utilizadas no processamento de áudio e em efeitos sonoros utilizados em instrumentos musicais e aparelhos de áudio. Um exemplo é o fenômeno da fundamental ausente utilizado para simular sons mais graves do que o equipamento permitiria reproduzir.

Ilusões de posicionamento permitem utilizar pequenas variações de sincronismo entre os sons dos canais de áudio, como por exemplo, o Dolby Virtual Surround, que simula um som envolvente (5.1) com apenas dois canais de áudio.

Ilusões táteis, gustativas e olfativas

Ainda que menos comuns que as ilusões de óptica e auditivas, há situações que podem enganar os demais sentidos. Em geral estas ilusões baseiam-se no contraste ou na persistência de determinada situação.

Por exemplo, se mantemos a mão em água quente por um certo tempo, ao colocá-la em água à temperatura ambiente, a sensação será de que a água está gelada. O mesmo ocorre com a percepção de sabores contrastantes. Após comer um alimento muito doce, um outro tende a parecer muito mais amargo do que é realmente.

Um tipo específico de alucinação tátil é o chamado membro fantasma em que a pessoa relata sentir dor ou coceira em membros amputados. Tal fenômeno deve-se à permanência das áreas cerebrais que processavam os estímulos da parte removida.

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ilusão