Império Nanda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: eo:Nanda dinastio
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: mr:नंद घराणे
Linha 61: Linha 61:
[[lt:Nandų dinastija]]
[[lt:Nandų dinastija]]
[[ml:നന്ദ രാജവംശം]]
[[ml:നന്ദ രാജവംശം]]
[[mr:नंद घराणे]]
[[ru:Династия Нанда]]
[[ru:Династия Нанда]]
[[sh:Dinastija Nanda]]
[[sh:Dinastija Nanda]]

Revisão das 14h16min de 12 de dezembro de 2011

O Império Nanda no seu apogeu sob Dhana Nanda circa 323 BC.

A Dinastia Nanda imperou sobre Magadha durante os Século V a.C. e Século IV a.C. na Planície Indo-gangética, e na sua maior extensão abrangeu desde o Bihar até Bengala.

Estabelecimento da Dinastia

A dinastia Nanda foi estabelecida por Mahapadma Nanda que era um filho ilegítimo do rei Mahanandin, o último da dinastia Shishunaga imediatamente anterior.

Alguns autores aceitam que Mahapadma teria sido filho de uma mãe sudra, e alguns acreditam até que, nem mesmo seu pai teria pertencido à realeza, enquanto outros dizem que estas alegações não são mais que a detratações dos chátrias posteriores. De qualquer forma é certo que esta dinastia foi a primeira de origem não chátria no norte da Índia.

Mahapadma morreu aos 88 anos e portanto governou a maior parte do período dinástico que, segundo os Puranas durou apenas 100 anos e foi sucedida pela dinastia Máuria.

O Império Nanda

Asia em 323 a.C., Fronteiras do Império Nanda em relação ao Império de Alexandre e visinhos

Se atribui ao primeiro rei Nanda a destruição dos chátrias que era o povo imperial, além da conquista dos Ikshvakus, Panchalas, Kasis, Harhayas, Kalingas, Asmakas, Kurus, Maithilas, Surasenas, Vitihotras, entre outros, na ampliação de seus domínios até o Sul do Decão.

Mercê de um sistema tributário rígido e uma administração organizada, o tezouro do Império Nanda cresceu continuamente e alguns grandes projetos de interêsse geral foram executados como, por exemplo, a construção de canais de irrigação constituindo-se no primeiro grande império baseado numa economia essencialmente agrária.

Alguns autores também referem-se à dinastia Nanda como a construtora do império antigo da Índia baseando-se no fato da grande ampliação dos domínios do reino de Magadha que, no seu apogeu, contava com uma notável força bélica composta por cerca de 3.000 elefantes, 2.000 arqueiros, 20.000 cavalheiros e 200.000 infantes.

Esta força, entretanto, jamais se deparou com Alexandre da Macedônia que na mesma época cessou no Punjab a sua invasão ao norte da Índia. (Aliás, alguns autores apontam justamente o reconhecimento da força bélica de Maghada como fator da decisão de Alexandre dar por finda sua campanha).

A queda

A dinastia encerrou-se sob o reinado de Dhana Nanda. Plutarco nos relata que este rei era extremanente cruel e perverso com o seu povo, que teria sido este o fator que possibilitou sua derrota por Chandragupta Maurya que fundou a dinastia seguinte.

Lista de Imperadores Nanda

  • Mahapadma Nanda (c. 424 BC – ?)
  • Pandhuka
  • Panghupati
  • Bhutapala
  • Rashtrapala
  • Govishanaka
  • Dashasidkhaka
  • Kaivarta
  • Dhana Nanda (Argames) (? – c. 321 BC)

Precedido por
Dinastia Shishunaga
Dinastia Nanda
Sucedido por
Dinastia Máuria

Notas