António Bocarro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m manutenção
Linha 8: Linha 8:
* [[1634]] - Descrição das [[Quirimbas|Ilhas de Querimba]]
* [[1634]] - Descrição das [[Quirimbas|Ilhas de Querimba]]
* [[1635]] - ''Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental''
* [[1635]] - ''Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental''
* Década XIII da ''História da Índia''. Publicada pela primeira vez em [[1876]], pela Academia Real da Sciencias de Lisboa, sob a direcção de Rodrigo José de Lima Felner, na ''Collecção de Monumentos ineditos para a história das conquistas dos portuguezes em Africa, Asia e America - tomo VI - 1a serie''. Lisboa, Typographia da Academia Real das Sciencias.
* Década XIII da ''História da Índia''. Publicada pela primeira vez em [[1876]], pela [[Academia das Ciências de Lisboa|Academia Real da Sciencias de Lisboa]], sob a direcção de Rodrigo José de Lima Felner, na ''Collecção de Monumentos ineditos para a história das conquistas dos portuguezes em Africa, Asia e America - tomo VI - 1a serie''. Lisboa, Typographia da Academia Real das Sciencias.
* ''Livro das Monções''
* ''Livro das Monções''



Revisão das 15h18min de 23 de dezembro de 2011

"Fortaleza de Malaca" (António Bocarro. Livro das Plantas de Todas as Fortalezas. 1635).

António Bocarro (1594? - 1642) foi um cronista e geógrafo português. Exerceu a função de cronista-geral do Estado Português da Índia tendo tido o cargo de guarda-mor da Torre do Tombo de Goa desde 1631.

Foi o responsável pelo prosseguimento das "Décadas da Ásia", principiadas por João de Barros e Diogo do Couto, até ao ano de 1617. Em sua obra destaca-se o manuscrito do "Livro das Plantas de Todas as Fortalezas" (1635), coordenado desde 1633 pelo Vice-rei do Estado da Índia, D. Fernando de Noronha, 5º conde de Linhares, por ordem de Filipe III de Portugal, e que compreende as praças da África Oriental que se subordinavam ao Estado Português da Índia. Com ilustrações hoje atribuídas a Pedro Barreto de Resende, o original encontra-se depositado na Biblioteca Pública de Évora.

Obra

  • 1634 - Descrição das Ilhas de Querimba
  • 1635 - Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental
  • Década XIII da História da Índia. Publicada pela primeira vez em 1876, pela Academia Real da Sciencias de Lisboa, sob a direcção de Rodrigo José de Lima Felner, na Collecção de Monumentos ineditos para a história das conquistas dos portuguezes em Africa, Asia e America - tomo VI - 1a serie. Lisboa, Typographia da Academia Real das Sciencias.
  • Livro das Monções

  • SARAIVA, José Hermano (coord.). História de Portugal: Dicionário de Personalidades. QuidNovi, 2004.
  • O "Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental" da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora de António Bocarro e Pedro Barreto de Resende. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. ISBN 9722704443
  • Descrição de Macau em 1635. in: BOXER, Charles Ralph. Macau na Época da Restauração.
  • História da Índia (2 v.). 1876.
  • Collecção de monumentos inéditos para a historia das conquistas dos Portugueses. p. 90.
  • SILVA CORREIA, Alberto Carlos Germano da. História da colonização portuguesa na Índia. 1958. p. 514.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.